Por volta das 11h30 da quinta-feira, 13, através de telefonema este jornal foi informado de que um grupo de pacientes e acompanhantes foram levados a Uberlândia pela secretaria municipal de Saúde, para se submeterem a um exame de cateterismo, no Hospital Beneficência Portuguesa, numa determinada rua daquela cidade. Saíram de Sacramento por volta das quatro da manhã, num microônibus. O motorista não encontrou nem a rua, nem o hospsital. Não tinha como, o endereço era de São Paulo, capital.
O cateterismo é um exame cardiológico invasivo, feito através da introdução de um cateter em um vaso ou artéria, pelo braço ou virilha, para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária. É indicado para mostrar obstruções das artérias que irrigam a musculatura do coração (coronárias), quantificar alterações do funcionamento das válvulas e do músculo cardíacos, esclarecer alterações anatômicas não confirmadas por outros exames, mostrar em detalhes uma malformaçãssssssso congênita ou desobstruir artérias e válvulas.
Respondendo a e-mai deste jornal, o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, confirmou o desencontro, informando que "infelizmente, por um erro ou deficiência de comunicação, os pacientes foram para Uberlãndia e não para São Paulo".
Tudo começou quando a secretária do CRES, Lucília Nunes Aguiar Batista, conseguiu com o médico Walter Tadeu Paulo Guimarães, responsável pelo SUS daquela cidade, uma cirurgia de valvoplastia para um paciente sacramentano. Ocasião em que o médico perguntou se não havia pacientes na cidade necessitando de cateterismo, o que foi confirmado por Lucília. Agendados os exames para 11 pacientes, para o dia 13 de julho, o médico informou o nome do hospital e rua. Como tudo estava sendo tratado em Uberlândia, Lucília, julgou que os exames fossem também lá. E, na verdade, seriam feitos em S. Paulo, capital.
Desculpando-se com os pacientes pelo lapso, o secretário disse que os exames foram remarcados para os dias 26 e 28 deste mês, em São Paulo.