Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pacientes com transtornos mentais serão assistidos pela prefeitura


A secretaria de Saúde do município está apenas aguardando a vistoria da Vigilância Sanitária para credenciar, junto ao Ministério da Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial de Sacramento, CAPS, que vai funcionar junto à Unidade Básica de Saúde 'Luiz Giani'. O Centro, que integra o SUS, vai proporcionar atendimento diário aos portadores de transtornos mentais dentro de suas áreas de abrangência, sem que o paciente precise ficar internado. Os profissionais do CAPS, além de prestarem serviços ambulatoriais, realizam visitas domiciliares, atendem e orientam as famílias dos assistidos, promovendo atividades comunitárias, enfocando a integração do doente mental na comunidade e na família.

“Além de cuidados clínicos, como atendimento individual, medicamentoso, psicoterápico, entre outros, as pessoas assistidas no CAPS têm acesso a trabalho, lazer e retirada de documentos”, informou o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, ressaltando que “a aprovação do centro para Sacramento representa uma grande vitória, pois existem apenas mil no país”.
Segundo o secretário, “o serviço prestado pelo Centro é mais um serviço implantado na atual administração, que beneficiará cerca de 1500 pessoas já cadastradas no serviço de Saúde Mental e sua implantação já tem parecer favorável da Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Marta Elizabeth de Souza. “Somos favoráveis à implantação do CAPS no município de Sacramento e parabenizamos a equipe e o gestor municipal pelo empenho e compromisso com a consolidação e efetivação do SUS e da reforma psiquiátrica no âmbito local”, afirmou a coordenadora no seu parecer enviado à Prefeitura da cidade.