Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

O ET foi às ruas nos dias de Carnaval e o povo opinou, elogiou, criticou e sugeriu, confira

* Na dispersão da Beija-Flor Sacramentana flagramos o ritimista Manin, em lágrimas. A galera justificou: "O Manin é da bateria e foi ajudar a montar a fantasia. Quando ele pegou o instrumento para ir para a avenida, a bateria já estava na altura do Sacramento Clube", explicou Nayara Silva, que junto com Manin foram os responsáveis pela montagem da deslumbrante fantasia, ´Gaviões guardiões da serra´, usada pela carnavalesca Rosemary Idualte, da Beija-Flor Sacramentana, com certeza a mais bela e volumosa fantasia que já entrou na avenida em Sacramento e que, só levou 28 pontos dos jurados. "Levamos quase três horas para montar a fantasia na Major Lima", explicou Nayara.

* Elis José Gonçalves e a família curtiam a festa de camarote. "A estrutura está muito boa, diminuiu muito o público e o clima ficou bem sacramentano. Quem veio de fora entrou no nosso ritmo".

* Hermes Scoduto há cinco anos residentes em Sacramento, curtindo o carnaval da avenida com a mulher Andrezza Scalon. "Essa festa foi sempre maravilhosa e a cada ano fica melhor".

* "Está de parabéns a atual administração pelo carnaval, a festa do povo e queremos que a cada ano a festa seja melhor que a anterior", disse o ex-vice-prefeito, Celso Bizinoto Almeida (Barão).

* Valerinha Skaff, que atualmente reside em São José dos Campos (SP) bem acompanhada de José Humberto Ramos, Thaisinha e Tim curtia o reinado de momo. "Não dá pra não vir a Sacramento no carnaval. É nesse momento que a gente revê os familiares, os amigos e curte a terra da gente, que a cada ano faz um carnaval melhor que o outro".

* O vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende estava lá, na maior euforia ao lado de amigos. "Esse é um momento alegre, o povo alegre, feliz, descontraído. É realmente uma festa bonita de se ver e viver", avaliou.

* "Quanta felicidade!!!. Não dá pra ficar parado, embora eu ainda me espante um pouco com tudo isso, de repente é tanta gente, tanta animação. Mas está tranqüilo, muito bom", disse a advogada Lucinete Cardoso ao lado do marido, Heber Lúcio e Bebeto.

* "Wander José Borges com a mulher Bel e a filha Priscilla curtiam a festa com grande animação: "A tranqüilidade é grande, houve uma diminuição considerável do público, consequentemente diminuem-se os problemas, dá mais segurança. Estão de parabéns os organizadores e o povo, que é quem realmente faz a festa".

* “Sempre vejo o carnaval como um tempo para os brasileiros esquecerem-se dos problemas, dificuldades e tristezas e curtiremo samba, a alegoria, a harmonia e cores dos blocos carnavalescos, a beleza das fantasias e, sobretudo, o desfile das Escolas de Samba que a cada ano esmeram-se para uma superprodução que mistura realidade com ficção, levando o presente ao passado, projetando visões futurísticas através de seus enredos, disse a advogada Ivone Regina.


* "Léo Cruvinel, veterano na avenida e integrante da Bateria 2000 nos últimos sete anos, fica todo prosa quando o assunto é carnaval. "É tudo de bom o carnaval, houve muitas melhorias. Começou o carnaval na rua há tanto tempo e a cada na vai melhorando, tanto a estrutura quanto a animação do povo e a participação das escolas".

* "Débora Bonatti e Carlos (Boi) com os amigos de Divinolândia (SP) elogiaram a festa: "È muita organização e animação. Sacramento sabe fazer carnaval, precisamos disso. Só temos que parabenizar os organizadores por essa festa e o povo que a anima".

* "José Luiz Martins, Catão, que durante muitos anos foi para a avenida com a sua escola, Tradição Sacramentana, sugere a criação de uma liga na cidade. "Eu gosto demais de carnaval, gosto de organizar escola, tenho até vontade de voltar pra avenida com a Tradição Sacramentana. Se na cidade tivesse uma Liga das Escolas de Samba, que trabalhasse durante todo o ano, com certeza eu voltaria. Não dá pra fazer carnaval, na dependência de verba de prefeitura e busca de patrocínio de porta em porta. O dia que houver essa Liga, todos podem contar comigo e com aminha escola", sugeriu, elogiando o carnaval na rua.

* "Clarício Gobbo, sacramentano residente em Uberaba, não perde um carnaval na Sacracity e avalia positivamente: "É uma animação só esse nosso carnaval. Eu participava da bateria do Sacramento Clube, atualmente estou na Bateria 2000 e juntos fazemos a festa".

* "O carnaval em Sacramento está melhor a cada ano, principalmente com a diminuição do público, porque há algum tempo era uma muvuca danada, não dava nem pra andar na avenida e agora deu uma raleada. Agora, o que precisa é de uma banda, ninguém tolera mais som mecânico", sugere Marquinhos Botelho.

* "Família que se diverte unida permanece unida e se depender do ditado, a família Lima tirou de letra, porque esteve toda reunida assistindo a movimentação na avenida: "O carnaval está gostoso, tranqüilo, muito coisa nossa, mesmo. Isso é Sacramento", diz Ahnay Lima Bonatti.

* "Fizemos uma noite de carnaval, um pré-carnaval na sexta-feira e revivemos os velhos tempo. Quem sabe esse seja um início para voltarmos com o carnaval de clube no próximo ano", disse a presidenta Ana Siviere Bessa. "A chuva não atrapalhou a festa, pelo contrário lavou a alma. E a nossa festa está bem família, muito bom".

* A família Marcelino Henrique (Andréia Caldeira) a postos na passarela do samba elogiaram o carnaval. "Está uma festa muito boa de se ver e divertir. Está legal mesmo", disse Andréia, e a filha Stefania tascou: "Mãe, se o carnaval está bom, então hoje a gente pode ficar até às 5h00 horas, não pode?”

* "Carnaval faz bem para a alma e o corpo. O ser humano precisa se desligar um pouco e se divertir", aconselha o psicólogo João Jarnaldo, acompanhado da também psicóloga, Ana Maria Manzan

* Karlinha Martins e Luizinho Pontes Devós não quiseram estrear o carnaval brasiliense. Nem bem pintou o feriado, pé na estrada pra terrinha. "Até pensamos em conhecer o carnaval de Brasília, mas não agüentamos. Sacramento chama a gente e é um momento de rever os amigos, a família e curtir essa festa maravilhosa", disse Karla

* E no carnaval vale até 'corujice'. A filhota, Claúdia Regina Garcia Cruvinel curtindo os pais Maria e João, na passarela do samba. "Desde que a Cláudia se casou vimos passar o carnaval em Sacramento e não ficamos em casa, a gente vem pra ver a festa".


* Carlos Antônio, família e amigos, bem patriotas, já com vistas na Copa, curtiram as quatro noites do reinado de momo, bem no coração da av. Rio Branco. "Alugamos esse espaço para receber a família e os amigos. Este é o terceiro carnaval em Sacramento e aproveitamos o máximo. Os meninos então... nem se fala", disse o gerente do Banco do Brasil.