Atendendo às normas estatutárias, diretores e cotistas da Cooperativa de Crédito Rural de Sacramento – Sicoob/Credicoasa, reunidos em assembleia, dia 12 último, no Pacheco´s Buffet, aprovaram por unanimidade dos presentes, a prestação de contas referente ao exercício de 2009, a renovação de membros do Conselho Fiscal e a distribuição das sobras em forma de capital, para os cotistas que investem na cooperatviva.
O presidente Carlos Roberto Almeida, Ximango, que completa em março um ano à frente da instituição, otimista com a situação financeira apresentada pela cooperativa nesse ano, abriu a Assembleia agradecendo a presença de todos, ressaltando a estabilidade e solidez da Sicoob Credicoasa.
“-Assumi a Sicoob Credicoasa há um ano e, graças a Deus, temos presenciado um resultado muito positivo na cooperativa. Atingimos o capital mínimo exigido de R$ 5 milhões, suporte exigido para funcionarmos como uma cooperativa independente, ligada à Sicoob Central Crediminas, como uma instituição sólida. A evolução foi grande em todos os aspectos. Estamos hoje com mais de 1.200 cooperados ativos”, informou.
Prosseguindo, o presidente afirmou que a meta para 2010 é chegar à livre admissão. “Estamos caminhando para isso, já houve um processo bem adiantado, que parou, agora estamos retomando essa ideia. Temos um ano à frente da Credi e a nossa prioridade é trabalhar para a livre admissão, porque temos capital”, garantiu.
Sobre a possível aglutinação ou incorporação, Carlos declarou que a diretoria não pensa mais nessa possibilidade. “Isso é coisa superada, o parecer da Sicoob Central Crediminas é de que hoje a cooperativa é sólida e com condições de caminhar sozinha”, disse, dando a boa notícia aos associados sobre a distribuição das sobras. “Pela primeira vez na sua história, a Sicoob Credicoasa estará distribuindo 50% de sua sobra de capital. Esse rateio de R$ 973.000,00 mil reais será incorporado à instituição como cotas de capital, de acordo com a movimentação dos sócios e utilização dos benefícios e produtos da cooperativa”, afirmou.
Adão Brasileiro dos Santos, que há dez anos trabalha na cooperativa como diretor administrativo, um dos diretores que defendeu a autonomia do Banco, diante do lucro obtido, confirmou que valeu a pena a briga pela não aglutinação. “Aglutinação, não – contestou - incorporação, porque a Credicoasa deixaria de existir. Hoje, vemos os frutos por termos mantido a Sicoob Credicoasa: Tivemos crescimento em todos os aspectos, inclusive em termos de comodidade para os clientes, com três caixas executivos, caixa opcional para deficientes físicos, duas máquinas de auto atendimento e, para esse ano, queremos transformá-la em uma cooperativa de Livre Admissão, aumentando assim nosso leque de captação de recursos. A Sicoob Credicoasa está atingindo o patamar com que sonhamos, podendo hoje fazer o rateio proporcional entre seus associados”.
Reginaldo Dias Machado, coordenador da Unidade Administrativa Regional, - UAR7, que reúne a Credicoasa, Sicoob e Credileite de Uberaba, Cooperativas de Araguari, Frutal, Itapagipe, são Francisco de Sales, Iturama e Campina Verde, representando os diretores da Crediminas, afirmou que estava presente para comemorar a vitória da Sicoob Credicoasa. “Vim comemorar o sucesso e a vitória da Sicoob Credicoasa, que fez uma recuperação de capital que lhe deu uma boa margem de sobra. Eles colocaram essa cooperativa num patamar de auto suficiência. Hoje a Sicoob Credicoasa tem condição de caminhar com suas próprias pernas e isso é motivo para comemorar.”
“A Sicoob Credicoasa – prosseguiu - iniciou um processo de crescimento e, quanto mais ela crescer, mais auto suficiente ela deverá se tornar, para que não haja a necessidade de aglutinar, fundir ou incorporar com alguma instituição mais forte. Sacramento é uma região muito rica, que tem condições de sustentar uma cooperativa própria em que cada cooperado é dono do negócio, não apenas e simplesmente um cliente”.
Na renovação de membros do Conselho Fiscal, obedecendo a normas estatutárias, exoneram-se o membro efetivo, Vinor Gobbo, e o suplente, Américo Martins Borges, substituídos, conforme eleição por aclamação, pelos associados, Valmir Drigo e Abele Felix Mendes Chiara, respectivamente.
Compõem a diretoria Executiva da Credicoasa, além do diretor presidente Carlos Roberto Almeida e o diretor administrativo Adão Brasileiro dos Santos, os seguintes membros: Maria Aparecida Lopes Varanda (diretora financeira). Conselho de Administração: Celso Amâncio de Melo, André Eugênio Barra Bisinoto e Luiz Carlos Epifania e no Conselho Fiscal, Jaime Eduardo Araujo, José Carlos Rodrigues Borges e Valmir Drigo (efetivos), Abele Felix Chiara, Vladimir Berlese e Cacildo Duarte Bonatti.
Após a assembleia, que reuniu cerca de 200 associados, um jantar, em clima de festa, ao som de Renê de Paula e Banda, da cidade de Uberaba, encerrou a noite.