Não é a primeira vez que autoridades públicas e empresários africanos visitam o projeto habitacional Cajuru. Modelo de habitação para muitos países, o projeto valeu ao seu criador, o ex-prefeito Nobuhiro Karashima, um prêmio da Unesco e outro da Caixa Econômica Federal. Na última segunda-feira, 11, o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, acompanhado de diretores da Caixa, visitou com o funcionários do Desenvolvimento Urbano e Tecnológico da Namíbia, Matthew N. Itewa e Jacques Korrubel, as obras do Cajuru I (Jardim Primavera) e do residencial já implantado, o Cajuru I. À tarde, conheceram a Gruta dos Palhares.
“O prefeito desta cidade está de parabéns. Projetos assim promovem o desenvolvimento e contribui com as famílias simples que precisam ter moradia”, disse o Matthew. Segundo o assessor de imprensa do prefeito, Daniel Affonso, os visitantes ficaram “visivelmente, bem impressionado com o projeto de construção das casas como também do potencial turístico local”.
“Outro ponto muito elogiado pela equipe foi a instalação do Telecentro ‘Inclusão Digital’, Residencial Cajuru. “Buscamos novas idéias e soluções inovadoras para atender as pessoas mais necessitadas. Queremos copiar um modelo já existente e que funcione de verdade. Sacramento nos surpreende, pois os projetos mostrados no momento são sérios e eficazes e queremos muito implantá-los na Namíbia. Os telecentros instalados nas regiões mais distantes do centro proporcionam o acesso mais rápido ao aprendizado com a informática, pois sabemos que hoje a internet e a informação, é mais difícil para quem não possui computadores em seus domicílios”, ressaltou Korrubel.
Segundo Daniel Afonso, “a intenção da visita foi de trazer para o meio técnico e profissional a discussão sobre habitação social, projetos tecnológicos, potenciais turísticos e outros de interesse em parceria com a Caixa, que busca promover soluções inovadoras de projetos, alternativas para a inclusão social e responsabilidade social”.
Informou também o assessor, que o gerente nacional de Relações Internacionais da Caixa, Luiz Felipe Pinheiro Jr., parabenizou o prefeito Joaquim pela criação e compromisso de efetuar várias parcerias com a entidade. “Muita criatividade por parte da prefeitura de implantar projetos de alta relevância para o desenvolvimento do município. O projeto de construção das casas está adequado às normas pertinentes ao meio ambiente, a execução através da mão de obra terceirizada é outro ponto fundamental para a garantia de um trabalho com mais qualidade”, disse o gerente.