Ir. Lucília - foto - (Lucília Afonso de Souza) morreu às 13h15 do dia 23 último, na casa dos irmãos, aos 74 anos. Com problemas cardíacos, Nenga, como era conhecida, depois de um desmaio quando assistia a uma missa de domingo na Igreja Matriz, esteve internada durante três dias no Hospital S. Domingos, em Uberaba. Assistida pelo seu médico pessoal, Dr. José Geraldo, recebeu alta no sábado, com a recomendação de retornar na terça-feira. Mas no domingo, à mesa para o almoço, sentiu-se mal e morreu vítima de enfarte. A irmã, Maria Antônia, lembrou a felicidade manifestada por Nenga por estar em casa rodeada pelos irmãos. “Nesta última semana, quando ainda estava em convalescência, ela dizia: 'Como é bom a gente estar perto dos irmãos'.
Doutora em Educação, Ir. Lucília cursou o Ginásio no Colégio Na. das Dores, em Uberaba. O curso médio fez em Sacramento, concluindo os cursos Normal (Magistério) e Técnico em Contabilidade. Entrou para o convento e professou os votos na Congregação Jesus Cruscificado, onde exerceu o seu apostolado. Era conhecida como a 'irmã dos sete ofícios', dada sua versatilidade e disposição para o trabalho. Deixou o convento e continuou sua graduação, concluindo Pedagogia. Bolsista da Universidade de Louvain (Bélgica) licenciou-se em 'Ciências da Educação para Licenciados Estrangeiros'. Na mesma Universidade, Ir. Lucília recebeu o diploma de Doutora em Pedagogia, com tese apresentada em abril de 1982. De volta ao Brasil, ingressa no corpo de professores graduados da Pontifícia Universidade Católica de Goiânia onde passa a ministrar aulas no curso de pós-graduação de Pedagogia, até aposentar-se, quando retornou á cidade natal.
Assinante de nosso jornal desde o seu retorno, tínhamos por Nenga, e ela por nós, um grande carinho. Fica a saudade de uma mulher brilhante, inteligente e cativante.