Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Palestra, teatro e premiação marcam encerramento da Semana da Água

Edição n° 1303 - 30 Março 2012

Estudantes das escolas municipais urbanas, Luiz Magnabosco, Professora Silvia Vieira e João Cordeiro lotaram a Casa da Cultua Sérgio Pacheco, na manhã de sexta-feira, 23,  para o encerramento da Semana da Água. O projeto, instituído em nível nacional  para marcar o Dia Mundial da Água, é comemorado no dia 22 de março, data criada pela  Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, que por extensão deu origem à  Semana da Água,  instituída em 2003 pela Agência Nacional da Água (ANA). 

A Semana da Água tem como objetivo, chamar a atenção para esse bem essencial para a vida no Planeta e conscientizar a população na busca de soluções e participação em iniciativas que garantam quantidade e qualidade de água para todos. 

Presenças registradas no encerramento da Semana, além dos diretores e professores, também do secretário de Agricultura e Pecuária Luiz Constantino Bizinoto e assessores; do biólogo Marinho Martins Severino, Gestor de Meio Ambiente; Joelma Mendes Gomes, Analista Sócioambiental do Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava, e o palestrante, Pedro Lucena, Engenheiro Florestal da Cemig. 

 

Estudantes participam de concurso 

 

A Semana da Água 2012 realizada entre os dias 19 a 23, com o tema, “Defenda este tesouro” teve na programação em Sacramento uma série de atividades envolvendo estudantes da Educação Infantil e ensino fundamental  da rede municipal urbana, que participaram do concurso de frases e desenhos, além da exibição de vídeos e documentários.

No encerramento, o engenheiro Pedro Lucena, responsável pela região do Alto Paranaíba, deu orientações práticas sobre o papel de cada cidadão para a preservação dos mananciais, a economia da água e, sobretudo, ações que  começam em casa, mostrando assim  que os estudantes serão os multiplicadores da mensagem, sobre a importância da preservação da água. 

Na segunda parte, jovens da Pastoral da Juventude apresentaram a peça de teatro, “O 8º Dia da Criação”, baseada na CF 2011 que teve como tema, “Fraternidade e o Planeta” e a lema, “A terra geme em dores de parto”. A manhã terminou com a premiação dos autores das melhores frases e desenhos, que receberam kits ecológicos, bicicletas e um tablet.

Confira os vencedores do concurso Semana da Água. Na categoria I -  Educação Infantil ao 5º ano: Verônica Aparecida Araújo Rodrigues (5º ano) e Maria Júlia Montanher Felix (1º período da Educação Infantil), ambas da  EM Professora Sílvia Vieira – bicicletas; Bianca Batista Felix (3º ano),  e Laís Hellen França Vieira (3º ano), ambas da escola Luiz Magnabosco - Kit Ecológico.

Na categoria II - alunos do 6º ao 9º ano com alunos da Escola João Cordeiro: 1º: Denivaldo Claudino Silva (9º ano) – tablet; 2º: José Marcos dos Santos Ribeiro (9º ano) – bicicleta; 3º: Anderson Gomes Fernandes (8º ano II) e Ana Carolina Dias (8º ano I) – kit ecológico.

 

Avaliações...

 

O Gestor Ambiental, Marinho Martins Severino Segundo, explica que a secretaria de Meio Ambiente só foi criada no município no ano passado e justifica a participação exclusiva dos alunos da rede municipal. “Nossa secretaria é nova e como é um projeto inicial, optamos por trabalhar apenas com as escolas do município para termos uma primeira avaliação e só a partir daí estender para outras escolas, provavelmente a partir da  Semana de Meio Ambiente, no mês de junho”, justificou, fazendo uma avaliação positiva do evento.

Para Joelma Mendes Gomes, analista sócio ambiental do consórcio da Usina Hidrelétrica de  Igarapava,  trabalhos como esse, feitos com as crianças e adolescentes,  vão fazer a diferença. “ “São trabalhos como este que vão fazer nosso futuro diferente em relação ás questões ambientais”, afirma, destacando que o Consórcio foi o idealizador do projeto que visa auxiliar professores, alunos e pais no trabalho de conscientização sobre o uso e a importância da água. “É nas escolas que estão as crianças, os jovens, que vão levar para o futuro a visão das necessidades e dos cuidados que a natureza exige para que o país, o mundo tenha água em qualidade e  quantidade”, frisou. 

Andreza Scalon, funcionária do setor de Coleta Seletiva da  Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura,  uma das coordenadoras da Semana da Água, destacou que “comemorações como esta são de grande importância para todas as cidades, porque envolve vários setores, obras, agricultura, coleta de lixo, enfim é uma mobilização de muitos e é assim que vamos preservar esse bem tão precioso para a nossa vida e a de todos os seres”.