Sacramento encerrou no dia 9, as atividades relativas à Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Codema, Polícia ambiental, SAAE, Ministério Público e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Programa de rádio, blitz educativa com distribuição de mudas de árvores nativas, dentre outras atividades movimentaram a cidade. E um dos pontos altos do evento foi a limpeza das margens do ribeirão Borá, no trecho que compreende o Parque do Ipê.
De acordo com o presidente do Codema, Luiz Antônio Guimarães, cerca de 20 pessoas participaram da ação. “É incrível o que as pessoas jogam nas margens do córrego, até computador encontramos aqui. É necessária muita conscientização”, alerta e registra a presença do promotor José do Egito de Castro Souza, soldado Pagnan, da PMMA, funcionários da PMS, dentre outros.
Além do presidente Luiz Antonio Guimaraes, o Codema conta com os membros, representantes de vários segmentos: Osny Zago (Vice Presidente), Donato Ferreira Júnior (Secretário), Marco Túlio, Luiz Epifania, Hermógenes Vicente Ribeiro, Alex Capuzo, Márcia Deodato, Roberto Mendes Filho, Sérgio Alves de Araújo, Marcelo R. de Souza, Marinho Severino Segundo, Antonio Donizete Gabriel Dias, Marco Aurélio Martins Borges, Marcelo Ferreira Bianchini, João Osvaldo Manzan, Andrezza Jerônimo Scalon e Denis André Limido.
Projeto prevê coleta de óleo vegetal usado
Outro ponto alto da semana, foi o lançamento da campanha, 'Educar para viver o projeto: De olho no óleo', que prevê a coleta de óleo vegetal usado na preparação de comida. Executado pela Biorrenova Ltda e o SAAE, com o patrocínio do Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava e Posto Santo Antônio, o projeto contará com o engajamento de todas as escolas da cidade, incluindo a APAE, CIJU São Vicente de Paulo, Fundação Lar de Eurípedes e Lar São Vicente de Paulo, mas está aberto para qualquer entidade de classe, Ongs, poder público, comerciantes e sobretudo donas de casa.
O projeto foi elaborado pelo professor Ely Zago.