O 4º grupo de Polícia Ambiental, de Sacramento, está realizando no município a Semana Florestal. Aberta no dia 19, com uma blitz educativa no centro da cidade e distribuição de 200 mudas de árvores, como marimari, canafístula, oiti, sete copas, bálsamo e pau-brasil, a semana se estende até o dia 25, com vasta programação, a saber:
No dia 21, recomposição da mata ciliar nas margens do ribeirão Borá, nos fundos do bairro Isaias Borges da Mata, com plantio de 250 mudas nativas, das espécies ipê, pau-brasil, paineira, ingá e sibipiruna. O plantio contou com a participação do promotor de Justiça e curador do meio ambiente, José do Egito de Castro Souza, dos secretários municipais, Osny Zago, Luiz Constantino Bizinoto e de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Marco Túlio Borges de Oliveira e Andreza Scalon.
De acordo com o comandante do 4º Grupo de Polícia Ambiental de Sacramento, sargento, Denílcio Caldeira da Silva, “o termo mata ciliar ou ripária é empregado para designar as florestas ou matas que ocorrem nas margens de cursos de água e a importância de sua preservação está no fato de que elas têm a função de proteger os recursos hídricos e mananciais, das intempéries da natureza”.
Nesta sexta-feira, 23, voluntários e autoridades se reuniram para realizar a limpeza de boa parte do ribeirão Borá, no trecho compreendido entre o córrego Santa Rita, na rotatória do Santo Antonio até a ponte da rua Rui Barbosa, no bairro do Rosário.
Nos dias 22 e 23, palestras sobre a água e queimadas na Escola Coronel. E, neste domingo, o Grupo de Polícia Ambiental vai coordenar uma limpeza no rio Grande. Informa o comandante que a chegada dos barcos com o lixo recolhido, na área em frente à estação do Cipó, está prevista para as 11h30.
No Dia da Árvore, empresas doam mudas
21 de setembro – Dia da Árvore e a natureza está, com certeza, agradecida com as iniciativas dos órgãos ambientais e de empresas, como a Planti – Planejamento e Assistência Técnica Agropecuária Ltda que, em parceria com a San Marco Veículos, distribuiu 400 mudas de vegetação nativa, na praça Getúlio Vargas, na manhã da quarta-feira, 21. Dentre as mudas distribuídas, todas de árvores nativas de grande porte, destacam-se sete copas, sibipiruna, marimari, canafístula, pau-Brasil, bálsamo e oiti, esta a única que pode ser plantada em área urbana.
Feliz com a iniciativa, a engenheira agrônoma da Planti, Aline Silva Cardoso, disse que o slogan da campanha é, 'Plante uma árvore, semeie a vida'. “Fazemos a parte de assistência técnica junto aos produtores rurais, por isso estamos incentivando, conscientizando as pessoas e contribuindo com a recuperação das áreas de preservação permanente, nas áreas degradadas e, sobretudo, mostrando a importância de estar preservando a natureza, com a idéia de que plantando árvores estamos semeando vida”, disse.
Segundo a engenheira, as propriedades rurais hoje devem todas trabalhar em sintonia com o meio ambiente. “Quem não estiver trabalhando com essa consciência ecológica está fora do mercado”, alertou, falando da assistência que presta. “Nós damos assistência aos produtores, orientamos, incentivamos e acompanhamos todo o processo de recuperação e preservação. Este é o primeiro ano de distribuição da empresa que promete trazer mais no próximo ano”, disse mais.
Aline Silva Cardoso é sacramentana, nascida no Quenta Sol, filha de Horacio Cardoso, o Horácio da Pinga e de Geralda Cardoso da Silva, já falecida. Aline é formada em Engenharia Agronômica e de Gestão Ambiental, com pós-graduação na Universidade de Lavras. “Temos que defender a nossa terra que está tão devastada, incentivar, proteger e fazer esse trabalho de educação ambiental”, afirmou.