“Os trabalhos para a implantação Brigada 1 Sacramento para o combate voluntário a incêndios estão a todo vapor”. A informação é da coordenadora da Brigada Sacramentana, VaninaWeitzel, da Maritaca Turismo. Além do combate a incêndios,a Brigada 1 atua também na prevenção a incêndios realizando campanhas, distribuindo material educativo e orientando os usuários de Unidades de Conservação e vizinhança. Além disso, além de elaborar e executarprojetos em parcerias que possibilitam a preservação de reservas particulares.
“Sacramento é um município riquíssimo em cultura, história e meio ambiente. Mas é um município que arde em chamas nos períodos mais críticos de estiagem, meses de agosto, setembro e outubro. Há anos a cidade e a zona rural queima, devido à falta de conscientização e estrutura para combate ao fogo. É necessária a presença, urgente, de uma equipe de Brigadistas”, alertou recentemente, Vanina, ao criar a Brigada na cidade.
Segundo a coordenadora, agora é a fase de reunir e formar brigadistas e a busca de recursos.“Após firmarmos os patrocínios, conseguindo todos os materiais necessários, a Brigada será treinada. O curso de formação de Brigadistas acontecerá entre maio e junho de 2012, em quatro dias, realizado pela ONG Brigada 1, aqui em Sacramento, para 30 pessoas, independente de sua função na Brigada, combate (pessoas que irão para a linha de frente no combate ao fogo) ou logística (pessoas que ajudarão no processo, transporte de combatentes, alimento e água, convocação de voluntários para o combate, organização de almoxarifado, desenvolvimento de projetos, captação de recursos, etc.). Todos farão o curso”, informou.
O trabalho de captação de recursos e ou ferramentas já começou e está atingindo vários setores quer como apoio quer como convênio. E há todo um cronograma a ser cumprido para que na próxima estiagem a Brigada esteja apta para as eventuais necessidades.
A Brigada 1 Sacramento será organizada em núcleos: Núcleo organização e direcionamento; Núcleo Comunicação (com dois sub-núcleos, sendo um de Educação Ambiental e outro de Material Gráfico; Núcleo Espaço, Núcleo Material; Núcleo Relações Institucionais/Captação de Recursos (com o sub-núcleo Projetos) e o Núcleo Brigadistas e Suporte (pessoal).
Afirma mais Vanina que, “se todos ajudarem com um pouco, a Brigada Voluntária se fortalece e consegue tudo que é necessário para o combate, logística e manutenção”. Por fim, relaciona alguns itens necessários: “Além dos equipamentos,a Brigada Voluntária precisa de alimentação, água, almoxarifado, transporte, publicidade, telefone e de custear os gastos com as palestras de Conscientização Ambiental.”.