Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura lança campanha de coleta seletiva de lixo

Edição n° 1194 - 26 Fevereiro 2010

Com o lema, 'Coleta seletiva – reciclando por um futuro melhor', o prefeito Wesley De Santi de Melo lança na manhã deste sábado, 27, a Coleta de Lixo Seletiva na cidade. “Nosso compromisso é ampliar o apoio a todos os catadores que atuam hoje na cidade, além de disseminar a coleta de materiais recicláveis em Sacramento”, afirmou o prefeito, informando que a campanha será executada em parceria com a UHE – Usina Hidrelétrica de Igarapava e com a Associação de Triagem da Coleta Seletiva de Sacramento. 

A campanha começa sensibilizando a população para separar o lixo em três tipos de materiais: secos (papéis, vidros, plásticos e metais); úmidos (restos de alimentos, cascas de frutas, verduras) e rejeitos (pó de varrição, lenços, fraldas descartáveis e fotografias). 

Além de promover a educação ambiental através de campanhas e atividades de sensibilização, a Coleta Seletiva tem ainda um cunho social que é de viabilizar a melhoria da qualidade de vida da população resultando ainda na conscientização de que ela mesma possa ser agregada também no desenvolvimento turístico do município. “A campanha visa despoluir o meio ambiente e promover a geração de renda para as pessoas que há tempos trabalham no lixão  e, também os catadores de materiais recicláveis”, disse mais o prefeito.

Segundo a Prefeitura, o coletor vai recolher o lixo e transportá-lo até a Associação, onde os trabalhadores  separarão  os materiais recicláveis. Após a seleção, os materiais são prensados para encaminhamento e comercialização no mercado reciclador, enquanto que o lixo úmido será depositado no aterro sanitário.

Para Osny Zago, a campanha está centrada nos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. ‘‘Elas sintetizam as atitudes práticas que podemos ter no dia-a-dia para preservar o planeta. É possível gerar menos lixo e provocar um impacto ambiental menor reduzindo o consumo de produtos desnecessários, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis’’, frisou.

(Fonte: Ass/com: PMS/Daniel Afonso_Redação)