O técnico da Telemonte/Telemar, Marino José Martins Lobato, 44, foi vítima de denúncia caluniosa por parte de marginais que falsificaram a assinatura de dois vereadores da oposição, Luiz Constantino Bizinoto, PMDB e Luiz Antonio Sinhorelli, PDT. Na carta enviada à presidência da Telemar, os falsos vereadores denunciaram que o técnico está grampeando telefones e fazendo chantagem para obter favores de políticos e de outras pessoas na cidade.
A farsa foi descoberta na sexta-feira, 12, quando o supervisor Daniel, da Telemonte, acompanhado de um advogado da empresa, esteve em Sacramento para esclarecer o ofício junto à Câmara Municipal. Após conferência das assinaturas dos edis, o supervisor teve certeza de que se tratava de calúnia anônima. Para a felicidade de Marino, o supervisor e o advogado só ouviram elogios sobre o funcionário, por parte do presidente da casa, o vereador Bruno Scalon Cordeiro.
A missiva injuriosa, cuja redação alterna trechos com linguagem culta e bem cuidada e outros no padrão coloquial, mostra, na verdade, que o autor é uma pessoa culta. Diz que a população estava assustada com os grampos telefônicos e chantagem e os destinatários davam à Telemar um prazo de 30 dias para transferir ou demitir Marino.
Quem é Marino?
Marino José Martins Lobato é pessoa de boa índole e ética em Sacramento. Há 15 anos trabalha na rede de telefonia. Iniciou na atividade com a Telemig, que mais tarde passou a ser Telemar, empresa para a qual, Marino presta serviços há mais de cinco anos. De família tradicional na cidade, Marino é filho de Marino Martins Lobato e de Maria Abadia Lobato. Nasceu e sempre viveu em Sacramento, onde se casou com Marinez Magnabosco e é pai de Francesca, 17 e Gustavo, 14. Marino é também uma pessoas engajada socialmente, em atividades filantrópicas, é católico e amigo de todos pela sua lisura de caráter.
Vereadores querem descobrir falsificador de assinaturas
Os vereadores Luiz Antonio Sinhorelli e Luiz Constantino Bizinoto querem descobrir os fraudadores de suas assinaturas, para tanto já estão tomando as medidas cabíveis. "É uma denúncia grave contra um cidadão e através da Câmara requeremos do presidente da Telemonte o envelope da correspondência, porque nele estão as digitais do destinatário, é claro que haverá outras, mas a facilidade para averiguações são muitas, atualmente. Na carta dizem ter provas, então eles vão ter que provar as denúncias e o porquê da falsificação da assinatura. Estamos fazendo todos os procedimentos para descobrir o autor da carta anônima", comentou, afirmando que não esteve com o supervisor da Telemonte. "Fomos informados por telefone e levei um susto, não esperava isso com o meu nome e realmente as assinaturas não são nossas".
Sinhorelli informou ainda que tem Marino em alta conta. "Aliás, nunca ouvi nada que pudesse desmerecer a conduta dele. Jamais faríamos uma coisa dessas, incriminar alguém injustamente".
A redação tentou entrar em contato com o vereador Luizão Bizinoto em várias tentativas, em seu telefone fixo e no celular. Até o fechamento desta edição, o vereador não retornou às ligações.