Um grande público lotou o auditório do Centro Administrativo Municipal, no dia 11 de abril, durante a cerimônia de assinatura do Referendo Protocolar, para liberação da verba destinada à construção do novo Lar São Vicente de Paulo - Asilo. Assinaram o protocolo o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, o presidente da Câmara, Bruno Cordeiro, o ex-secretário de Estado, Marcos Montes Cordeiro, a tesoureira do Lar, Ney Manzan, e o pároco, Pe. Levi Fidélis Marques.
A ação apresentada é fruto das parcerias firmadas entre Executivo e Legislativo na captação de recursos externos para o município, que contaram desta vez com o apoio do sacramentano, Marcos Montes Cordeiro, que, ainda na condição de secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, pôde intervir junto ao governo do Estado para a liberação da verba de R$ 250 mil para construção da nova sede do Lar, com contrapartida da Prefeitura, segundo a assessoria, ainda não definida.
O pároco, Pe.Levi Fideles Marques, falou das dificuldades da casa e agradeceu pelo empenho e iniciativa. "A Campanha da Fraternidade deste ano assiste os deficientes, e hoje este ato culminou em um gesto concreto", disse.
Em seguida, o prefeito Joaquim, vereador Bruno Cordeiro e Marcos Montes foram homenageadas com cartões de prata, doados pela Paróquia e pelo Lar de S. Vicente.
Ex-Secretário prometeu a verba
O presidente da Câmara, Bruno Cordeiro é autor do requerimento nº 186/ 2005, que solicitava ao então secretário, Marcos Montes, a captação de recursos para construção do novo Lar. Em seu discurso, o presidente lembrou do compromisso assumido por Marcos Montes, quando ambos visitaram a casa de idosos. " ‘Eu não vou envidar esforços junto ao governo Estadual. Trarei o asilo para Sacramento’, disse o secretário na ocasião”, lembrou Bruno.
Prosseguindo a cerimônia, o prefeito Joaquim disse que estavam celebrando não apenas a assinatura do convênio para a construção do Lar, “mas também o início de um sonho de uma grande parte da população”.
O último a discursar foi Marcos Montes Cordeiro. "Hoje estamos dando o primeiro passo. Que as novas paredes do Asilo sejam revestidas do calor humano. Nesta obra não haverá paredes frias. Esta é a construção da dignidade. Em Sacramento, ganhei dignidade na minha criação através da minha família, presente aqui hoje, tia Mariana e tia Ada. Sacramento é uma cidade construída em base sólida, de homens sólidos, como Joaquim e Bruno. Todos que aqui vêm, voltam. Porque é uma cidade que tem amor. E, revestido deste amor, estamos construindo o novo Asilo, que devolverá em breve a dignidade aos idosos protagonistas desta história", finalizou.
Encerrando a solenidade, o prefeito Joaquim e Bruno Cordeiro homenagearam Marcos Montes, pelos trabalhos feitos em prol do município, entregando-lhe uma moderna peça de vidro grafada com a bandeira do município de Sacramento, terra natal de Marcos Montes Cordeiro.