Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Marcos Montes faz visita oficial a Sacramento

O sacramentano, Marcos Montes Cordeiro, recém eleito deputado federal, esteve em Sacramento no último dia 12, em visita oficial, antes de ir para Brasília. “Sempre venho a Sacramento rever meus parentes, meus amigos, mas hoje, fiz questão de vir numa visita oficial, ou seja, colocar o meu mandato à disposição de Sacramento. Sou grato à minha cidade, pela votação que obtive. Hoje, tive oportunidade de conversar politicamente sobre Sacramento, mas minha participação aqui é supra partidária. Quero participar de Sacramento com as obras físicas, mas também com o espírito de contribuir para que a cidade continue tendo essa dimensão de qualidade que tem e, pra isso, precisamos atuar de forma, independentemente de quem seja situação ou oposição, mas mostrar uma política de construção”, afirma.

Respondendo ao argumento de que o Triângulo/Alto Paranaíba ficaram mais órfãs de políticos eleitos, no último pleito, Montes confirmou, afirmando que continuará atendendo às demandas estaduais. “Tive uma experiência político-administrativa, por ter sido prefeito por duas gestões, mas pretendo preencher parte desse vazio nessa região. E acredito que o governador dará oportunidade a todos nós, inclusive federais, de agir nas demandas estaduais. Vou desenvolver minhas funções de deputado federal, mas quero ser um representante do governo estadual, também”.

Frisou o deputado filho da terra que sua presença na cidade, não será presença eleitoral e eleitoreira. “Será uma presença constante, quero participar, quero conviver com Sacramento como convivi na minha juventude. Quem sabe essa será a oportunidade que terei pra viver os melhores momentos da minha vida. Quero viver Sacramento e a cidade pode contar comigo”.
Sobre sua posição no Congresso como deputado de oposição ao governo Lula, Marcos Montes, afirmou que será coerente ao partido, “mas não uma oposição radical, que impeça o desenvolvimento do país. Essa será a minha posição dentro do PFL coerente e leal ao meu partido. Sou um homem partidário, mas acredito que é necessário repensar o país, partidariamente, porque hoje se muda de partido, como se muda de roupa, falta ideologia partidária. Há situações , no Brasil, que não combinam com o sistema partidário. O que precisamos, a partir da base, que são as cidades, é construir as pessoas que querem o bem da cidade e não que querem usar da cidade em benefício próprio”.

Verba do Lar São Vicente de Paulo já foi liberada

Segundo Marcos Montes Cordeiro, a primeira parcela da verba de R$ 250 mil, destinada à obra do Lar São Vicente de Paulo (Asilo) já foi liberada. “A verba já está liberada e só não o foi no momento oportuno, porque houve um processo de projetos e atrasou tudo. Depois entramos no período de campanha eleitoral, cujo regimento impede a liberação de verbas, mas o dinheiro já está disponível. Serão três parcelas e a obra já foi retomada”, afirmou, esclarecendo, inclusive que o atraso na liberação da verba atrapalhou um pouco a sua campanha na cidade. “O dinheiro está aí e o importante é que a obra vá adiante”, esclareceu.

Quem é Marcos Montes

O médico especializado em Anestesiologia, Marcos Montes Cordeiro,57, é natural de Sacramento, filho de Jurandir Cordeiro, também sacramentano e de Augusta Montes Cordeiro. Aqui nasceram também os irmãos, Itagiba e Rosangela; e Frederico, nascido em Uberaba. Casado com Marília Cordeiro é pai de duas filhas, Gabriela e Guta.

Montes ingressou na política em 1995, quando se filiou no PFL. No ano seguinte foi leito prefeito de Uberaba com 68% dos votos, reeleito em 2000, deixando o cargo em agosto de 2004, para assumir o cargo de secretário de Estado de Esportes, a convite do governador Aécio Neves. Decidido, Montes arriscou-se à disputa para candidato a deputado federal, saindo eleito com 86.303 votos. Em Uberaba com oito candidatos a deputado federal, Montes levou 34% dos votos.
Em Sacramento, Montes obteve 1.808 votos (14,07), pendendo apenas para Antonio Andrade (PMDB), que obteve 3.866 votos (30,08%).