Ciclistas pedalam até Romaria
Cerca de 30 ciclistas realizaram no sábado 5, o “Pedal da Fé”, até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria (Água Suja), um percurso de aproximadamente 140 km.
O grupo composto por ciclistas dos grupos, Galera do Pedal e Saia de Bike saiu de madrugada da praça Nossa Senhora do Rosário e pegaram a estrada, enfrentando frio de 3º no chapadão de Almeida Campos e muita escuridão. O percurso, com predomínio de asfalto, passa duas vezes pela estreita rodovia MG 190 (Sacramento/BR262 e dos bambus até Nova Ponte). Esse segundo trecho é o mais perigoso para quem enfrenta a pista sem acostamento, mas há alternativa de estradas vicinais, porém bem precárias, ao lado da pista asfaltada. De Nova Ponte até a Escolinha são mais 15 Km e o restante é terra. Enfim, metade asfalto, metade terra, para quem prefere as rodovias.
.Em relação à topografia, predomina o altiplano, com poucas subidas: a primeira, ao sair de Sacramento até alcançar o chapadão, que começa na BR 262, um planalto que, de tão reto, foi uma das opções para se construir ali, Brasília. Uffa!!, que nos livramos dessa! Dali até Nova Ponte é uma tábua, os primeiros 40 quilômetros, muita poeira e frio, para quem caminha à noite. Vem a descida do rio das Velhas, que forma a barragem da Usina de Nova Ponte, e outro aclive de sete quilômetros até a Escolinha. A partir dali, os ciclistas encontram, já na chegada, logo que ultrapassam o histórico e diamantífero córrego da Bagagem, a subida mais íngreme... Mas dali você já vê a torre da Santinha e com a emoção que invade o coração, você acaba de chegar. É por isso que dizem que a fé remove montanhas.
O quarteto, Fernando Tadeu, Maurílio Chaves, Tallis Pansani e Thiago Vieira, seguiram mais tarde e fizeram o percurso, conforme o cronômetro, de 135,50 km, em 5h23'25''.