Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1579 - 14 de Julho de 2017

Os 92 anos de Iracy

Iracy Oliveira Martins Pinto completou  92 anos, no último dia 9 de julho. 

Primogênita do saudoso casal Manuel Carlos Martins (Mané Carrim) e Cândida de Oliveira Martins (Dona Quituca), Iracy nasceu na fazenda Atoleiro, município de Sacramento, no  dia 9 de julho de 1925 e cresceu vendo o nascimento e crescimento de cada um  dos oito irmãos, Carlos, Aparecida, Eunice (Nicinha), José Carlos, Emília Maria (Dinha), Maria Lúcia (Lulu), Bernadete e João Bosco (Peroba).

Iracy tinha  11 anos quando a família se mudou para a cidade e ela foi estudar no Colégio Allan Kardec, passando depois pelas escolas Afonso Pena e Coronel José Afonso e Almeida e se lembra com  orgulho  de ter aprendido pintura com dona Maria Crema. Casou-se com Orlando Pinto numa segunda-feira, no dia 10/01/1944 e voltou a morar na fazenda Atoleiro, onde nasceram as filhas, Edalides, Maria Auxiliadora e Cândida Rosa. Após o  falecimento do pai, mudou-se para Uberaba onde reside até os dias atuais.

Para a filha, Maria Auxiliadora, as qualidades da mãe são inúmeras. “Suas qualidades são tantas que fazem de seus defeitos coisas insignificantes. Sua maior qualidade foi ter dedicado sua vida à família, seus pais, irmãos, sobrinhos e a nós, suas   filhas, que ela, viúva aos 50 anos, acabou de criar com amor e trabalho. Mamãe é muito inteligente, eu diria, sábia, conversa pouco, mas sempre atualizada, firme em suas posições. Suas maiores alegrias são quando os irmãos e amigos vão se reunir casa”.

De acordo com a filha, Iracy tem uma fé inabalável. “Tem uma fé muito grande, é exemplo de vida e aceitação de tudo que o tempo lhe oferece, o que a faz amada por todos que a conhecem”. Essa espiritualidade a levou, juntamente com as três filhas, a participar ativamente na construção da igreja de São Galvão,  no bairro do Morumbi, em Uberaba. Anualmente, Iracy, as filhas e seus irmãos são convidados a participar como festeiros da festa em louvor a  São Galvão. 

Ao parabenizá-la, o ET não lhe deseja 'muitos anos de vida, mas muita vida nos anos que lhe restam, com saúde e bênçãos'. 

 

2 ANINHOS DE MARIA OLÍVIA

Maria Olívia comemorou seus dois aninhos na escola Eurípedes Barsanulfo cercada de muito amor. Ao lado da mamãe, Marília, vovó Virgínia, madrinha Ana Paula, as titias Fernanda e Juliana e seus coleguinhas do berçário II.

Um agradecimento especial às titias, Maria Luiza e Ana Márcia responsáveis pela decoração, cujo tema foi ‘Ursinhos Carinhosos’, e à Tia Raquel, responsável pela pintura

 

 

SOLIDARIEDADE

É tão explorado na mídia em geral o lado da violência policial nas repressões e enfrentamentos com gangues e marginais que, às vezes, a imagem que a sociedade tem da polícia é sectária, predominando seu lado frio e impiedoso... A Sargento PM Edna Almeida lembrou esse pensamento ao falar do trabalho de arrecadação de agasalhos e produtos de limpeza que os policiais da cidade empreenderam esta semana, lotando vários veículos, todos entregues a instituições da cidade.  A diretora Susney, da APAE, ao receber a oferta do sargento PM Pagnan, reconheceu: “Um doação como essa é fundamental para qualquer instituição, ainda mais numa época tão difícil como estamos vivendo e uma época de muito frio”. 

 

SÁBADO NA PRAÇA

A linda Thaíssa, nos seus belos 13 anos, cantou e encantou o público no I Sábado na Praça, na manhã do último sábado, na praça da Basílica, quando representou o Núcleo Musicial Cláudia Cruvinel apresentando a canção, 'De janeiro a janeiro'. Filha de Sílvia e Odair Cândido, Thaíssa é aluna da EM João Cordeiro. Faz Técnica Vocal e Violão no Núcleo, e aceita shows... É só contratar!!