Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1578 - 7 de Julho de 2017

 A Bell do Desemboque

Alegre, festiva, animada, destemida, carismática e lutadora... Isso tudo só diz um pouquinho dessa sacramentana e novapontense, Isabel Cristina Moreira Fonseca, pelo título de cidadã que recebeu pelos relevantes serviços realizados a Nova Ponte, cidade que abraçou após casar-se com Carlos Antônio Fonseca, e onde nasceram seus dois filhos, Ramiro, engenheiro civil,  e Helena, advogada, que se espelham e a admiram por seu dinamismo. 

Filha de Manoel Gomes Mateus e Dª Maria Moreira, Bell nasceu no Desemboque, em 1966, vindo para Sacramento aos sete anos de idade, para estudar e ajudar a numerosa família de 14 irmãos. Iniciou os anos escolares no Grupo Escolar Dr. Afonso Pena Júnior, concluindo o Magistério na EE Cel. José Afonso de Almeida. Ali na Escola Coronel fiz grandes e inesquecíveis muitas amizades e tenho recordações maravilhosas de meus ex-professores, que até hoje moram em meu coração”, afirma Bell, que continuou sua ânsia de desenvolvimento profissional, formando-se, em 1997, em Técnico contábil e, em 2007, tornou-se Bióloga, pela Faculdade UNITRI/Uberlândia.

Revelando-se excelente profissional nas áreas humanas, dividiu seu talento em duas áreas: é proprietária de um escritório contábil, com nicho na área comercial e rural, e professora da EE Josias Pinto, onde lecionou as matérias de História, Português e Biologia.

Dona de uma alma cheia de virtudes, Bell entregou-se também ao voluntarismo, na cidade que a adotou como filha. Fez parte por mais de dez anos da família Rotária, ocupando diversos cargos, incluindo a presidência da Casa da Amizade (1998 a 2000) e a presidência do Rotary Club de Nova Ponte. Em 2003 fundou o Interact Club, permanecendo como Conselheira e Gestora por quatro anos. Ainda como Novapontense, fez parte como voluntária do Asilo São Vicente de Paula, Creche Stella Maris, Catequese e Pastoral da Criança, também por mais de dez anos.

Embora ausente de seu torrão natal há muitos anos, guarda pela cidade o mais profundo amor. “A minha querida Sacramento, comungo meu mais profundo saudosismo! Terra que tive a alegria e o prazer de viver e comprovar, como em seu hino, ser uma 'Sacramento de paz e amor'”, disse ao ET.                        

 

MARIA ANTÔNIA E LAUCE

A fazenda Santo Antônio do Jaguara pertenceu a Adolfo Martins Borges, criador de gado e fundador número 18 da ABCZ, em Uberaba. Seu irmão, João Martins Borges, foi para as índias buscar gado no início do século passado. Trouxe o gado gir e guzerá que, depois, com os cruzamentos, se tornou grande destaque na pecuária nacional. João Martins morreu em Calcutá, em 1918, com apenas 27 anos. Seus restos mortais foram trazidos para o Brasil em 1975 em urna de prata com grande homenagem no parque Fernando Costa, sede da ABCZ. A fazenda Santo Antônio do Jaguara foi herdada, em 1975,  por Maria Antonia Borges Martins (filha de Adolfo Martins Borges) e seu esposo, Lauce José Brandão Martins, que ilustram nossa coluna. Até hoje o casal cuida com zelo da propriedade, que foi alugada por Antônio Carlos de Oliveira (Carlinho Batista ), que trouxe para a fazenda o gado simental.

 

CAROLINA E JOSÉ RENATO

Dentre os convivas, além de funcionários e familiares, muitos amigos convidados do empresário José Renato Marques, ao lado de sua bela namorada, Ana Carolina Barbosa Lemes, carioca de Campos de Goytacazes, que vestida a caráter revela que os dois se conheceram no trabalho, numa  feira e, “foi amor à primeira vista”. O coração tem mesmo essas coisas.

 

LUIZ E JANE

Prestigiando a posse da namorada, Jane Araújo Ferreira Martins, como presidente do Rotary Clube de Sacramento, o simpático empresário Luiz Carlos Orlando, nosso querido Tomate nos tempos de juventude. Sacramentano que deixou a cidade por longos anos e agora retorna ao berço natal e para os braços da presidente. Seja bem-vindo!..