Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1489 - 30 de Outubro de 2015

RÁDIO SACRAMENTO

Há 34 anos a Rádio Sacramento é a voz da comunidade. Neste sábado 31 faz aniversário celebrando os serviços, diga-se, relevantes serviços, prestados à cidade. Tudo começou em 1981, graças a uma iniciativa dos saudosos Pe. Júlio Negrizzolo,  Sebastião Olindo Scalon e Regina Scalon, associados aos empresários, Luiz Rodrigues de Souza e José Alberto Bernardes Borges, que deixaram um grande legado à cidade, hoje pertencente á Paróquia do Ssmo. Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. 

Reconhecendo que a emissora deve estar mais próxima do povo, o  diretor Geral da emissora, Pe. Sérgio Márcio, fala dos serviços prestados à comunidade. “Criamos momentos maiores de prestação de serviços, como o programa Direito de Todos, atendendo dúvidas dos ouvintes com o advogado José Carlos; ampliação do Jornalismo com enfoque nos problemas locais e outros virão, para estar mais e mais próxima do povo, sempre prestando serviços, além, claro, da programação religiosa. Assim, temos na cidade uma rádio que evangeliza e presta serviços à comunidade”.  (Foto abaixo) 

 

BRILHA O CONGADO

O congado ou congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Constitui-se em um bailado dramático com canto e música que recria a coroação de um rei do Congo. Seu enredo trata basicamente de três temas: a vida de São Benedito; o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas; e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras, conhecido também como Reisado. 

Em Sacramento, a Guarda de São Benedito e Na. Sra. do Rosário é a mais antiga expressão do Congado na cidade. Em geral, o Congado é constituído por guardas ou ternos, como: Moçambique, Congo, Marujos, Catupés, Caboclinhos e outros. A guarda, terno ou batalhão é uma unidade religiosa ou grupo autônomo, com denominação particular, estandarte, aspectos rítmicos, plásticos e funcionais.

O reisado tem, como enredo, o encontro do rei cristão com o rei Mouro. Tudo inicia quando o enviado rei Mouro, após uma discussão, mata o príncipe, sendo, mais tarde, levado preso até o Rei Cristão. Enquanto isso, um feiticeiro se incumbe de ressuscitar o Príncipe, ao mesmo tempo em que, durante uma longa conversa, o enviando Mouro convence o Rei de que não é seu amigo. Ao transportar a fronteira de seu reino, queria apenas, segundo as ordens do Rei Mouro, festejar Nossa Senhora do Rosário.

Feitas as pazes, saem cantando juntos:

“Viva Maria

Tão Singular

Com seu rosarinho

Pra nos salvar”.

No reisado, os dançadores se dividem em alas, os Reis são um casal de Nossa Senhora do Rosário e um casal de São Benedito (quando são realizadas conjuntamente), vêm com a família real (Moçambique), seguidos dos Congos e Catupés. A parte principal e mais emocionante do reisado é a Embaixada, quando o enviado do rei Mouro vai ao encontro do Rei Cristão

 

COMUNIDADE QUENTA SOL SE DIVERTE EM RUA DE LAZER

A  Associação Comunitária do Quenta-Sol, em parceria com a Prefeitura, promoveu uma animada  Rua de Lazer, no salão da comunidade, reunindo os moradores locais e de outras comunidades. Um dia de muitas atividades, como jogo esportivos, apresentações artísticas,  brincadeiras diversas para a criançada, além de serviços prestados por funcionários da PMS, tais como de pressão e orientações  sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama e, confecção de mandalas com funcionárias da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Para o secretário de Desenvolvimento Humano e Social,  Marcos Aurélio Almeida, o evento foi mais um  momento de aprendizagem e integração. (Foto 3)