Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1485 - 02 de Outubro de 2015

70 ANOS DE FESTA...

ou mais, o certo é que os descendenrtes da família Benedito, depois de quase 20 anos paralisada, resgataram a Festa de Na. Sra. das Dores do Chapadão. Uma região histórica que remonta as sesmarias distribuídas pelo governo português. Os descendentes, devotos da Mãe de Jesus, no seu título de Na. Sra. das Dores, um dia fincaram no alto do chapadão um Cruzeiro e ali passaram a rezar o terço mensalmente. Quando a chuva se tornava escassa ou demorava a chegar, os peregrinos da região partiam em caminhada até os pés do Cruzeiro carregando água e pesadas pedras para deitar ao pé da Cruz. “Nossa fé era tão grande que ao retornarmos para casa, se não levássemos capas de chuva, molhávamos todos...” 

conta um dos descendentes, lembrando que alguns anos depois, uma Capela dedicada a Na. Sra. das Dores foi construída no local e lá permanece até hoje (veja a foto abaixo). 

O tempo foi passando, novas gerações chegando, mas a devoção, sobretudo defendida pelos mais idosos ia passando de pai para filho. Em 1985, sabe-se lá por quê, a festa acabou, só retornando no finalzinho do século passado. Mas agora, os familiares arregaçaram as mangas e melhoraram a infraestrutura do local, com novos barracões, nova cozinha, salão de festa, novos banheiros e até estacionamento para centenas de carros. 

É a Festa do Chapadão, a Festa de Na. Sra. das Dores, tão querida pelo jovem Gustavo, responsável pela Santinha na chegada dos cavaleiros, até o altar da singela Capelinha. Nas cenas da coluna, prestígio de muita gente bonita na recepção da cavalgada e almoço de domingo, como os casais, Toninho Trevisã e Ana, Lu e Ayltom.

ROTEIRO TURÍSTICO

A fazenda Boa Sorte, nas proximidades de Jaguara, onde o empresário Marco Antônio Afonso Mota construiu uma bela estrutura para fabricar a histórica Cachaça Batista, faz parte hoje do Roteiro Turístico de MG. Ali você conhece todo o processo de fabricação, as dornas, o laboratório, os barris de carvalho importado, a Capelinha e um local agradabilíssimo para degustar uma das melhores bebidas de Minas. 

NO TABLADO...

do Mês Culural Scala a presença animada e engraçada de Tom Carvalho, que deveria contracenar com o outro parceiro da dupla, Nilton Pinto que por motivos de doença, não pôde comparecer ao espetáculo montado no Salão Cultural Tomás Novelino, da Escola Eurípedes Barsanulfo. Mas Tom,, mesmo sozinho, fez um show, levando o público a uma hora de gargalhadas. Como se sabe, todos os espetáculos apresentados no Mês Cultural Scala foram gratuitos, com opção de levarem algum tipo de material de limpeza. E a arrecadação foi mesmo substancial. Os funcionários do Laticínios Scala doaram todo o material arrecadado às entidades filantrópicas da cidade. 

O LAR DOS VELHINHOS...

protegidos de São Vicente de Paulo receberam a visita de vários funcionários e muitos voluntários da cidade, por ocasião do Dia do Idoso, 1º. Lá esteve também brindando os velhinhos com boas recordações de fotos, nosso amigo fotógrafo profissional, Juninho, abraçando, brincando e fazendo imagens com a 'velha guarda'. Malena, uma das diretoras da entidade, se disse muito feliz com a visita, afirmando que a visita à instituição é sempre muito bem vinda, pois faz muito bem aos internos do Lar  S. Vicente. ‘‘Eles se alegram, brincam com os visitantes. Não perca essa oportunidade, sempre que puder, faça-nos uma visita’’, convida, afirmando que as fraldas geriátricas continuam sendo a principal nececessidade do Lar.

OBITUÁRIO

“Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nasceu e tempo de morrer; tempo de sorrir e de chorar... Depois, nos corações fica a saudade e a certeza de que Deus é a ressurreição e a vida e todo aquele que crê, ainda que morto,  viverá eternamente”. Às famílias enlutadas, as nossas condolências.

Setembro: 2. Emanuela Silva Nobre. 3. Vera Lùcia Bonetti Alves. 6. Valdete Florêncio. 9. Antonio Rodrigues dos Santos. 11. Roberto Carlos Leal Rodrigues. 14. Albertina Antonia de Souza. 22. Otávia Pereira Balduino. 24. Tereza Gabriel. 25. Badik Jaboar Sawam.  27. Rita Affonso Almeida Giani.

Outubro: 1. Baltazar Simão da Silva. 2. Dênis Seabra Oliveira.