Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1361 - 10 Maio 2013

“Se faço propaganda de político, porque não posso fazer dos principais anjos que estão no trono de Deus, isso me é muito importante, porque São Miguel me ajudou a governar a cidade, num tempo em que a arrecadação era mínima. Só com a intercessão dos Anjos  pude fazer um bom governo”.

(De José Alberto Bernardes Borges, neste jornal)


“Foi preciso uma tragédia imensurável como aquela para realmente haver  uma atitude política. O fato mobilizou a nação e, hoje, vemos quantas vidas foram salvas depois da correção da estrada. Esse foi um mal incomensurável para nós, mas que acabou salvando tantas outras vítimas, por isso esta justa homenagem”

 

(Vereador José Maria Sobrinho, neste jornal)

 

PMDB JOVEM

 

O jovem Guilherme Borges (JPMDB) reuniu-se com o Ministro Nelson Jobim - Presidente do STF; Ministro da Justiça no governo FHC; e Ministro da Defesa nos governos Lula e Dilma -, em Brasília, para debater sobre o Pacto Federativo. O Ministro Nelson Jobim presidiu a Comissão do Pacto Federativo, criada pelo Presidente do Senado Federal, com a finalidade de analisar e propor soluções para questões relacionadas ao Sistema Federativo: I) guerra fiscal do ICMS; II) critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do DF (FPE); III) definição da parcela das receitas decorrentes da exploração de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos a ser entregue para os Estados, DF e Municípios ; e IV) revisão das regras para amortização da dívida dos Estados e Municípios com a União. Qual seria a aplicabilidade do PACTO FEDERATIVO para o município de SACRAMENTO? O propósito maior é não deixar os MUNICÍPIOS refém das verbas repassadas pela União, por conseguinte, erradicar as desigualdades regionais. “As desigualdades regionais de renda constituem persistente traço da realidade brasileira, reconhecido por uma miríade de estudos e políticas públicas. O passivo dos Estados e dos Municípios é, em geral, elevado. Por conseguinte, parte relevante de suas receitas é destinadas ao pagamento de juros e amortizações, restringindo sua utilização, por exemplo, em investimentos, em desfavor da infraestrutura e dos serviços sociais básicos de sua competência". (Min. Jobim). O intuito é facilitar a renegociação da dívida dos Estados e Municípios reduzindo as taxas de juros e aumentar os recursos da União destinados aos Estados e Municípios por meio do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

 

ESPECIALIZAÇÃO

 

Jaime Eduardo de Araujo, proprietário do único posto Petrobrás da cidade, sempre carregou essa filosofia de que o conhecimento e a educação são as molas mestras do desenvolvimento e crescimento tanto do país como das empresas que investirem nesses dois conceitos. Nessa linha de ação, Jaiminho está sempre participando de congressos, encontros, seminários capazes de agregar valor a sua empresa. Acaba de chegar, por exemplo, do XIII Congresso dos Revendedores de Combustíveis de Minas Gerais, promovido pela Minaspetro, em Belo Horizonte, nos dias 18 e 19 de abril.  

“Olha, foi um sucesso. Uma aula de cultura e conhecimento com grandes personalidades do mundo político, econômico, social e esportivo do país, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, abordando a conjuntura política econômica do país; o jornalista, Paulo Henrique Amorim, que falou da evolução da economia brasileira; o engenheiro de processamento, ex-titular da Petrobrás Argentina e Uruguai e VP do projeto de ampliação da Refinaria de Passadena (EUA), José Carlos Consenza,  explanando sobre a produção e o consumo do petróleo no país e até o Bernardinho do Vôlei, com uma ótima palestra sobre suas estratégias para alcançar a excelência”, resumiu.
 Jaiminho, que participou do congresso na companhia da esposa Lílian Vicentini, disse que gosta desses encontros, porque se atualiza e vê o que está acontecendo lá fora. “É muito importante esse tipo de participação, porque a gente acaba aprendendo muito, amplia nossa visão sobre a realidade brasileira, as previsões futuras. Também, porque a rapidez das mudanças é um fato real, todos os dias são novos produtos e tendências, novas leis, novas políticas e a gente tem que estar atento às mudanças e às expectativas futuras, até porque a tendência é que o álcool venha a ter uma fatia maior no mercado ”, justificou. 
93 ANOS 
D. Rosa Recidive Borges comemorou seus 93 anos com seus familiares e amigos em grande estilo no Lamiró - Empório Natural, um dos mais gostosos point da cidade. D. Rosa nasceu em Província de Lucca na Itália, no dia 29 de abril de 1920, chegou no Brasil com 2 anos de idade junto com seus pais e irmãos, ela é a inspiração inicial do Empório Natural, que recebeu o seu nome o Lamiró pensando na expressão italiana ‘‘La mia rosa’’, que significa ‘minha rosa’.  
ARCANJO

Inaugurada dia 08 último a loja de artigos religiosos Arcanjo. Na foto que ilustra a coluna, os sacerdotes, pároco Sérgio Márcio e  Pe. Paulo Henrique  com a Imagem de São Miguel, patrono desse novo espaço. Leia mais sobre a notícia, nesta edição.