‘‘É importante que você, cidadão, que usa o SUS ajude nessa luta, pois a administração ou gerenciamento do SUS Sacramento é também de responsabilidade dos usuários do SUS, bem como de trabalhadores da saúde e do Governo’’.
(De Ivana Cunha, membro do segmento dos usuários do Conselho Municipal de Saúde)
“Tudo isso vale a pena quando temos o retorno do espectador diante da obra, está tudo no olhar. A tristeza, a dor e a arrogância daquela criança também estão no olhar. De que valem todas as coisas maravilhosas do mundo, se o seu olhar é superior a elas? É o que aquela criança grita para todos ouvirem em seu pedido de socorro para África que sofre”.
(Da artista plástica, Marilese Almeida, no ET)
DEVOÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO TRÍDUO PASCAL
Participação ativa, maciça e devota dos católicos nas celebrações da Semana Santa entre os dias 1º a 7, o sábado santo. A comunidade protestante da Casa de Oração também celebrou maciçamente o tríduo pascal no salão do Pacheco’s Buffet.
Na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa, a Igreja prepara-se para o Tríduo Pascal, contemplando o Servo sofredor, dias marcados por missa dos enfermos, procissões, reflexões, via sacras, penitência...
O ponto alto da semana santa é o Tríduo Pascal, os três dias de Cristo crucificado, morto e ressuscitado, que tem início com a celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, em que se comemora a última Ceia, com a instituição da Eucaristia e a cerimônia do Lava Pés, com pessoas da comunidade religiosa, este ano, vivenciando o tema da CF, os convidados foram pessoas ligadas à saúde pública. As celebrações terminaram com a procissão da Eucaristia e adoração do Santíssimo nas duas paróquias da cidade, Nossa Senha D´Abadia e Nossa Senhora do Patrocínio do santíssimo Sacramento.
A sexta-feira da Paixão começou na Paróquia de Nossa Senhora d´Abadia com caminhada penitencial às 5h da manhã e na Paróquia mãe, adoração ao Santíssimo. Às 15h celebração da Paixão e Morte de Cristo e adoração da cruz e, à noite, a procissão do enterro. Destaque-se que a paróquia de Na. Sra. D´Abadia criada há dois anos realizou pela primeira vez as procissões do Encontro e do Enterro.
A noite do sábado santo é a "mãe de todas as vigílias", a celebração central da fé. Nela a Igreja espera, velando, a ressurreição de Cristo, celebrada com a Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. O Tríduo Pascal terminou com as Vésperas do Domingo da Ressurreição com uma grande presença de fieis , todos fortalecidos na fé.
Registrem-se também as celebrações da Igreja Casa de Oração, com tríduo iniciado na quinta-feira, na sede da Igreja; na sexta-feira santa, a partir das 14h30 a comunidade se reuniu no Pacheco’s Buffet para a Conferência Bíblica, tendo como preletor, o irmão Enoque Marques, de Araxá; no sábado e domingo, cultos na Casa de Oração.
JOÃOZINHO COMPLETA 80 ANOS
Felicidade total para João Batista Lenza que, no último final de semana, na casa da filha Esterina, em Uberaba, comemorou seus 80 anos rodeado pela família e amigos. A data é 16 de abril, mas mesmo antecipada, afesta foi completa e, com direito ao time do coração: São Paulo Futebol Clube, na decoração do bolo, dando um toque a mais na alegria de João, feliz pelo carinho recebido de todos, incluindo familiares e amigos de Sacramento, sua terra natal. A alegria foi contagiante. Filho deAlfredo Lenza e Conceição Ribeiro Lenza, Joãozinho, como é conhecido, é casado com Olga Jerrônimo, pais de Esterina (Renato), Tulio (Nilvanea) e João Batista Filho (Joana), filhos que lhe deram nove netos: Mariana, Juliana, Rafael, Marco Tulio, Douglas, Giovanna, Camila, Carolina e Larissa. Parabéns!
SAUDADES
Rachel Augusta Bonatti (Lalá) morreu no dia 17 de fevereiro, em Curitiba (PR), aos 98 anos, onde morada há 43 anos com a filha Goita (Oswaldo Tassini).
Velada em Curitiba, Lalá foi cremada e suas cinzas trasladadas para Sacramento e sepultadas no sábado, 7, no cemitério São Francisco de Assis.
Sacramentana, viúva de Antônio Jerônimo (Tuninquinho), Lalá teve os filhos Álvaro, mais conhecido como Majé (in memorian), (Leise), Goita (Tassini/Paralovo), Toxico (in memorian) (Adalgisa), Lourdes (Mauro), Madalena (Dela), filhos que lhe deram 12 netos e 9 bisnetos.
‘‘Frágil, meiga e angelical, fez da sua fragilidade e ensinou a todos nós. De maneira sutil sob reconhecer as nossas falhas e enxergar na vida toda sua beleza. Amando a todos e por todos sendo amada, ela conseguiu nos conquistar. Devolveu-nos a sensibilidade para apreciar o que o mundo tem de belo. Assim, ela foi para nós a protagonista da mais bela história de amor’’. De sua neta, Goita.