Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição n° 1303 - 30 Março 2012

‘‘Nunca estive numa aula de desenho e nem tive professor. É um dom de Deus, que estou exercendo até hoje. Quando criança, eu fazia desenhos. Na revista Careta, vinham charges de políticos como Getúlio Vargas, Hiltler, Mussolini. Eu as reproduzia e os adultos me estimulavam. Foi assim que adquiri interesse pelos desenhos e pintura. Mais adiante, no seminário, participava das revistas e jornais produzidos, com pintura e desenho’’

(De Pe. Waldemar Beltrame, neste jornal)


“Fico muito feliz que tenha dado início à construção destas casas. Este é um compromisso que colocamos para ser cumprido e faremos de tudo para realizar. Sacramento merece este desenvolvimento e estamos aqui para averiguar cada passo desta obra que hoje como se pode ver já está com a drenagem pluvial, as redes de esgoto e de água em plena execução e queremos que no prazo estimado tudo saia conforme o planejado”.

(Do prefeito Wesley De Santi de Melo, neste jornal)


FESTA DOS BAIXINHOS

 

Os gêmeos Gustavo e Fernando comemoraram seu primeiro aniversário no dia 18, numa big festa com motivos “Fazenda”, carinhosamente preparada pelos pais Maurisley Oliveira e Dilvane Almeida Oliveira  para os pequenos e para receber amigos e familiares na área de lazer dos tios, Cacildo e Dirce Almeida. 

Os pequenos Gustavo e Fernando vibraram com a festa e com os muitos presentes e abraços de todos e o “parabéns pra você...” 

 

CALOURO 

 

Victor Araújo é o jovem acadêmico da Escola Paulista De Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que ingressou no curso este ano para a alegria dos pais, o sacramentano  Astolfo Araújo e  Gisele Scalon Ribeiro Araujo. Aliás, a família tem razões de sobra para comemorar, o jovem calouro segue as pegadas do pai, médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do avô, o saudoso ex-prefeito Dr. Clemente Vieira de Araújo, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ). E por aqui quem ficaram radiantes com o novo 'bicho' são a vovó Thermutes e a tia Iara Maria.

 

SANITARISTAS MIRINS

 

Estudantes da rede municipal estiveram reunidos na Casa da Cultura “Sérgio Pacheco”, na manhã desta sexta-feira, 30,para o lançamento do projeto, Sanitaristas Mirins, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que visa disponibilizar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos professores e alunos do ensino fundamental I e II, das escolas estaduais e municipais. O projeto, que busca alcançar novos comportamentos a longo prazo, principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, é uma parceria da Prefeitura de Sacramento, através da Secretaria Municipal de Educação, com o Governo do Estado e o IMA.

 

Adeus, MARIINHA...

 

Maria Alves Tavares, Mariinha, como era conhecida, morreu no último dia 17, em sua casa, no bairro Maria Rosa, aos 80 anos, após viver mais de 30 acamada vítima de artrite reumatóide, que lhe tirou todos os movimentos.  

De acordo com a irmã, Íris Cruz, Mariinha “partiu serena como um anjoenquanto dormia”. Mariinha partiu serena, como sempre viveu e foi-se encontrar na casa do Pai com o esposo Alzídio, que morrera dois meses antes (dia 19 de janeiro) e  com os filhos Conceição (Con),  Marlene (Nina), Rita, Lucilene e Eurípedes e o neto Ricardo. 

Espírita praticante, Mariinha foi um exemplo de dignidade, simplicidade na vida familiar e religiosa, enfim em todos os sentidos. Conforme Iris, “Mariinha viveu para sua família e para os outros, pois nunca deixou ninguém sentir necessidade de um sorriso que fosse, de um afeto, de uma palavra de conforto. Ela plantou sementes em muitos corações”. 

Mariinha,mesmo com suas limitações, teve participação na construção da Associação Fraterna Corina Novelino e da Escolinha Tia Nin e várias outras obras espíritas. Ao lado do esposo Alzídio,da filha Conceição e da irmã Íris, “ela estava lá sempre firme,   com palavras e pensamentos de otimismo, com energias positivas para a concretização do sonho familiar de construir a instituição”. 

O corpo de Mariinha foi velado na sede da Associação Fraterna Corina Novelino, por inúmeros amigos e familiares efoi sepultado no domingo, 18.  

 

O ex-prefeito de Rifaina, Jehovah Lourenço, pai do atual prefeito, Hugo César Lourenço, morreu dia 21 último, aos 93 anos. Natural de Sacramento, Jehovah. Também era pai do ex-prefeito, Dinaldo, o ‘Porva’. Foi casado com Adelina Lourenço, com quem tevc dez filhos. Foi enterrado em Pedregulho (SP). 

Morreu também, dia 27,  o médico sacramentano,     

Cleomar Borges de Oliveira, há muitos anos radicado em Franca, aos 79 anos. Dr. Cleomar tinha uma grande clientela de sacramentanos. Deixou a esposa Antoninha e cinco filhos. Myron Lourenço Borges, também sacramentano, morreu em Franca, aos 91 anos. Nossos sentimentos às famílias.