“Com este revolvimento do solo, os javalis fazem os barreiros para se lamearem, provocando com isso a destruição da mata ciliar das nascentes e das margens dos mananciais, além de um arraste de lama e matéria orgânica muito grande para o curso d'água’’.
(De Osny Zago, diretor do SAAE, neste jornal)
“Na época falei para eles, falei para o engenheiro que esses tubos não suportariam a água das enchentes, aqui precisa de uma ponte, mas não acreditaram em mim”.
(De Manoel Cândido Lopes, 85, residente no Areão há mais de 50 anos, neste jornal)
CHORINHO NOVO
Quem acabou de chegar no último dia 27, fazendo a alegria da família depois de 9 meses de ansiedade e curiosidade foi a pequena e linda Laís Soares Freitas, filha de Aline Alves Soares e Márcio Luís de Freitas (Marzola). Com um forte nome bíblico, Laís nasceu com 3,955 Kg e 51 cm.
E quem está fazendo a festa com ela nos braços é sua irmãzinha Sara, que não desgruda um só minuto da dorminhoca. Além dela, os avós Adelar Soares e Maria José, Antenor de Freitas e Luiza também estão corujando seu mais novo mimo.
Os pais agradecem ao Dr. Ivomir Cunha Jr. por ser um grande profissional e amigo pessoal da família, também a toda equipe do Centro Cirúrgico, a todas as enfermeiras e copeiras que deram total atenção a pequenina.
1ª ROMARIA PADRE VICTOR
A 1ª Romaria de Pe. Victor Coelho de Almeida ao Santuário Nacional de Aparecida, será no dia 11 de fevereiro. O sacerdote que nasceu em Sacramento no ano de 1899 e morreu aos 87 anos em Aparecida, no dia 21 de julho de 1987, trabalhou com muito zelo nas Santas Missões, na Rádio Aparecida, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e em outras cidades. O povo via nele um carismático e ungido do Senhor quando pregava. Por sua missão junto ao povo de Deus, a causa de sua beatificação está tramitando na Congregação das Causas dos Santos, em Roma.
No dia 12 de fevereiro será inaugurado o Centro de Eventos Padre Victor Coelho de Almeida, localizado no Santuário. O espaço terá como finalidade acolher os Bispos do Brasil em suas assembleias e, também, para receber os devotos da Mãe Aparecida em seus eventos e romarias.
De acordo com o site do Santuário Nacional, Sacramento, a terra natal de Pe. Victor será representada por uma comissão oficial formada pelo prefeito, secretários, vereadores, o pároco, além de outras autoridades e romeiros.
Diz ainda o site, que oprefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo, é portador de um ofício do Santuário Nacional e outro da cidade de Sacramento, ao governador de Minas Gerais, AntonioAnastasia e outro ao senador Aécio Neves, para que estejam em Aparecida no dia 11 de fevereiro.
Para a festa da 1ª Romaria Padre Victor Coelho de Almeidae inauguração do Centro de Eventos, o Santuário Nacional tem uma vasta programação com um tríduo que terá inicio na quarta-feira (8) de fevereiro.
O documentário que teve a participação da advogada Ivone Regina Silva (texto) e ValdimarSisconeto (filmagens) será apresentado após a missa no Santuário Nacional, e à apresentação do Projeto Pemsa - Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional, criado em 2003, com o objetivo de se tornar coral e orquestra do Santuário Nacional.
ASSOCIAÇÃO MUSICAL ELEGE DIRETORIA
O professor e músico Thales Ferreira Bianchini é o novo presidente da Associação Musical de Sacramento, eleito por aclamação pelos músicos e diretores da Banda Lira do Borá e Coral Edim Neves, em substituição a Luiz Augusto Jerônimo (Prof. Didi).
Além de Thales, compõem a diretoria os músicos Fernando Arthur Brigagão (vice-presidente), Camila Aparecida Januário Souza (Tesoureira) Walter Rios Júnior (Secretário) e Vânia Beatriz Manzan (Diretora Social). Como suplentes: Janete Santana e Diolinda Maria Pereira. No Conselho deliberativo: Abner Bianchini, Luiz Augusto Jerônimo, Oneida Mendonça Gomes, Eliete Prado e Aparecido José Ferreira (Cidão).
Uma das metas de Thales é fazer integração da Banda com outros artistas e músicos da cidade e, também, buscar junto à Prefeitura, um local mais amplo para os ensaios da corporação. O presidente aproveitou também para fazer um convite aos interessados: “Tanto a Banda Lira do Borá quanto o Coral Edim Neves estão abertos para novos integrantes. Para fazer parte, é só procurar o maestro Paulo Constâncio, de segunda à sexta-feira em horário comercial, na sala anexa à Casa da Cultura Sérgio Pacheco”.
SAUDADES
A sacramentana Nair Tavares de Faria, 86, faleceu em Brasília, dia 06 de janeiro. Nair deixa as filhas Isabel Maria (viúva de Néry Brigagão), Maria Isabel (Ivan), Nelma, Ely das Graças (Luiz Antônio) e Sheila Marta, oito netos e bisnetos. Nair era viúva de José Luiz de Faria, mais conhecido por Juca Inácio, residindo com a família, por muitos anos, logo que veio da região da Jaguarinha para cidade, na antiga rua 12, na época.
Educadas nas escolas de Sacramento, logo que as filhas concluíram o Curso Normal, Magistério, o casal mudou-se para Brasília, onde as filhas residem até hoje, mas mantendo ainda com Sacramento grandes laços afetivos, incluindo uma assinatura do ET. Nossos sentimentos à família.