Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1200 - 09 Abril 2010

“A renda que os trabalhadores da Associação de Recicladores terão aqui será bem maior do que eles têm, catando direto do lixão. Além disso, aqui eles vão trabalhar num ambiente salubre, limpo. Lá no lixão, eles andam em cima do lixo, sem equipamentos e sujeitos a contaminação. Aqui não, eles trabalharão com equipamentos próprios (EPIs), com higiene, banheiros, local próprio para refeições, local para descanso e um preço melhor no material coletado, porque não está jogado no meio do lixão’’.

(Do engenheiro Osny Zago,em entrevista, neste jornal)

 

Chorinho Novo

 

Uma galerinha muito esperada está alegrando os corações de papais e mamães nos últimos dias....

24, * Os gêmeos Gustavo e Graziely, filhos de Vanessa Cristina Rodrigues e de Adenísio Antônio Gonçalves. 27, * Isa Lorena, filha de Thais Silva Marques e Jailton José de Oliveira. 29, * Willany Gabriela, filha de Silvia dos Santos Cintra Lima e de Wellington Lima do Nascimento. * Maria Augusta, filha de Paola Gabriela de Araujo e de Renato Aparecido Mandelo. 31, * Kauã Gabriel, filho de Keile Cristina de Oliveira e Silva. 01, * Lorena Vitória, filha de Fausta Aparecida Severino e de Joaquim Fontoura de Oliveira. 05, Laura, filha de Thays Cristyan Rosa Amui e  Leonardo França Amui. 06, * Luiz Fernando, filho de Gisele Aparecida Belai de Faria e Wellington Luiz de Faria. * Paulo Sérgio, filho de Vanúsia José Monteiro Silva e de Sérgio Domingues Alves. * Kailane, filha de Marina Jesus de Almeida e de Glaudécio Soares de Brito. 07, * Luiz Fernando, filho de Pâmela Beatriz de Melo e Juliano Pimentel. * Anthony Gabriel, filho de Gabrielly Heloise Idualte Oliveira e de Jefferson Santana Blanco. * Arthur, filho de Tationaia Borges Paulino e de Júlio Cesar de Souza.

 

Festa dos baixinhos

 

* Pedro Henrique se esbaldou com a galerinha do Rousseau, no dia 30, de março quando comemorou o seu aniversário (02/04). E razões para tanta animação foi o tema da festa, “Copa 2010”, da ET Decorações.  E quem ficou muito feliz com a alegria do grotão foram os pais, Célia Aparecida Borges e Pedro Borges e a irmã, Maria Fernanda. 

 

* João Pedro, residente em São Paulo, comemorou o terceiro aniversário em Sacramento, numa animada festa Country na casa da tia Rosa, no dia 3. Alegria total para o garotão que recebeu o abraço dos avós,  Osvaldo e Narcisa, demais familiares e amigos. E o papai Denilton Guedes Silva e a mamãe Helen eram uma corujice só, bem como o irmão, Luiz Felipe. 

 

Sônia Móveis & Decoração

 

“Sucesso total foi a inauguração da loja Sônia Moveis & Decorações. O público marcou presença, não só pra ver, mas para comprar”, a avaliação é de Maria Abadia Costa Santana. “Para mim, é uma realização, porque esse sempre foi o meu sonho, ter uma loja de móveis. Há dois meses eu esperava com ansiedade essa abertura. E superou as nossas expectativas, foram muitas visitas de amigos, conhecidos e muitas vendas também”, avaliou.

E quem está se sentindo em casa é Bruno Bonatti, 51, que recentemente deixou o ramo moveleiro, depois de 30 anos como proprietário da Bonatti Móveis. “Sinto me em casa, afinal comecei como proprietário em 1980. Papai e mamãe abriram a Bonatti Móveis eu tinha dez anos, e durante todo esse tempo trabalhei lá. Eu queria voltar a trabalhar e quando soube que o Hélsio ia abrir uma nova loja eu o procurei e fui aceito. Fico agradecido, porque estou me sentindo em casa”, disse, muito bem disposto e animado “E o que mais me deixou feliz, além de estar trabalhando numa coisa que eu gosto, é o carinho das pessoas ao me verem aqui, além do convívio com essa competente equipe de trabalho. Foi gratificante, porque tudo aqui superou as expectativas, as pessoas que vieram, as vendas...”, confessou. 

A Sônia Móveis & Decoração, que de imediato gera oito empregos na cidade, todos profissionais no ramo, está instalada na rua Antônio Carlos, 701, (antiga Servipeças), telefone (34) 3351-2525, ou pela internet www.soniamoveis.net. 

Conheça a loja e aproveite as ofertas relâmpagos de inauguração e compre no cheque, Credpar, cartão de crédito ou carne da loja.

 

Cidade ganha nova paróquia

 

Sacramento ganha mais uma paróquia, neste sábado,  com a instalação da Paróquia de Nossa Senhora D´Abadia durante Celebração Eucarística e posse do pároco padre Valdney Ferreira Eduardo. E então Sacramento passa a ter três paróquias, a de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, a do Desemboque.  

Antecedendo a celebração eucarística, uma carreata com a imagem de Nossa Senhora D´Abadia sairá da Capela de São Brás, às 18h00 e percorrerá em carreata os bairros que comporão a nova paróquia: Isaias Borges da Matta, Cajuru, João XXIII, Alto da Estação, Alto Boa Vista, São Geraldo, Morada do Sol, Maria Rosa e fará a chegada triunfal na igreja de Na. Sra. d'Abadia, no bairro Chafariz.

 

Gil e Larissa lançam livros na cidade

 

Larissa Ribeiro, filha de Gil Barreto Ribeiro, nosso sempre querido Pe. Gil, lançou no dia 26 de março em Goiânia, a Cartilha do Manipulador de Alimentos, escrita em conjunto com as também engenheiras de alimentação Tainara Lopes e Elisângela  dos Santos, e publicado pela editora PUC de Goiás. A cartilha está fazendo sucesso por lá e as engenheiras pretendem lançar a obra por aqui, na terra que acolheu o seu pai como filho adotivo, depois de seu vicariato, nos anos 70. E a festa do lançamento na cidade promete ser dupla, pois  'padre' Gil vai também lançar um novo livro de sua autoria. Vamos aguardar.

 

Formatura

 

E quem está recebendo os cumprimentos dos amigos e famíliares pela formatura é a neo nutricionista, Daiany Costa. Os pais Fausto Borges da Costa e Angela Maria da Costa são pura felicidade pela vitória da filha que colou grau no dia 25 pela Universidade de Franca – Unifran. Parabéns!

 

Saudades

 

Morreu em Belo Horizonte, onde foi enterrado, aos 75 anos, no dia 2 de abril, o funcionário aposentado da Cemig, Tasso Miranda Borges. Sacramentano, radicado na capital mineira desde a sua juventude, Tasso retornou a Sacramento nos anos 60 para cursar Contabilidade, na então, Escola Técnica de Comércio, anexa à Escola Normal.  Logo depois, depois ingressou na Cemig, na rara profissão de taquígrafo, onde permaneceu até sua aposentadoria.  Solteiro, residia em BH com o irmão Tenin num belo casarão que construiu, segundo ele, para hospedar os parentes de Sacramento que por lá passassem.  Deixou os irmãos, Maria Aparecida Borges Afonso (Nenê), Amélia Borges Loyola, Vicente Miranda Borges (Teni9m), Helena Borges Jerônimo (Gildo), Maria José Miranda Borges e sobrinhos. 

A missa de 7º dia foi celebrada nesta sexta-feira, na Igreja do Rosário. 

Loja Maçônica Acácia do Borá completa 24 anos
A loja Maçônica Acácia do Borá completou 24 anos de  atividades ininterruptas em Sacramento, no dia 7 de março e a data foi comemorada com um jantar dançante ao som do Tim Crema,  no Pacheco´s Bar, evento que reuniu todos os maçons da Casa e convidados, que se deliciaram ao som de clássicos dos anos  70, 80, 90 e MPB. Os discursos ficaram a cargo do venerável mestre Florentino Antônio Motta e o do Primeiro Vigilante, Adriano Wagner de Oliveira, que exaltaram a Loja pela sua existência e por tudo o que os maçons têm feito pela Maçonaria Universal e  por Sacramento. 
Roberto Virgílio
Quem esteve por aqui esses dias de feriado foi o escritor sacramentano, Roberto Virgílio,  radicado em Uberlândia. Virgílio está felicíssimo com o lançamento do filme, 'Chico Xavier, o Filme' e se prepara para uma palestra em homenagem aos 100 anos de nascimento do méduim, que será proferida no salão da Câmara de Uberlândia, abordando o tema, “Crença cristã universal”.
GRANDES saudades...
Júlia Mateus Terra, 79, morreu em Franca, no sábado, 3, às 8h00 da manhã de falência múltipla dos órgãos, após permanecer internada 15 dias. Seu corpo foi trasladado para Sacramento, onde foi velada por familiares e amigos e sepultada às 18h30, depois de receber as exéquias do pároco, Pe. Valmir Ribeiro, e homenagens dos filhos e de vários amigos que a lembraram como uma mulher destemida, forte e perseverante na ação missionária de ajudar o próximo, em especial as pessoas viciadas no álcool. Uma grande quantidade de coroas de flores cobriram o seu túmulo.
Viúva bastante jovem, dona Júlia,  com muita luta, dedicou-se à criação dos filhos Rosa Lima, religiosa da Congregação Santa Madre Cabrini; Miguel Arcanjo (Maria Aparecida); Maria Concebida (Caires); Sonia Maria e Donizete (Rosemary), filhos que lhe deram seis netos e um bisneto. 
Dona Júlia, que encantava pelos belos cabelos grisalhos, tornou-se conhecida e  fez história  na cidade, pelos trabalhos desenvolvidos como vicentina, destacando-se na  fundação do Centro de Recuperação do Alcoólatra – Cerea, em 27 de novembro de 1975, e o intenso trabalho nos primeiros anos da entidade, ao lado de Laerce Araújo Oliveira e Blandina Maria Alves, o que lhes rendeu o título de Personalidade do Ano de 1979, homenagem do ET, às pessoas que prestam à cidade relevantes serviços. 
Naquela ocasião, em entrevista, Dona Júlia declarou: “Sempre procuramos  auxiliar  em todos os sentidos, pois se as pessoas caem, nós temos de levantá-las. Muitos dos que ficam estirados no chão é porque não têm alguém pra levantá-los. A alegria de nosso trabalho está nisso, saber que  podemos ajudar o próximo. Somos sobrecarregadas de serviços, mas sempre tiramos um tempo para Deus”, afirmou. 
Paralelamente, Dona Júlia realizava outro belíssimo trabalho social na Conferência Vicentina Santa Madre Cabrini, no Chafariz, que ela mesma fundou. Mas um dia, há cerca de 16 anos, seu trabalho foi interrompido por um acidente que a deixou numa cadeira de rodas. Há 15 anos, havia mudado para Franca-SP, com a filha Sonia Maria, que com extremada dedicação cuidou da mãe até os últimos dias. 
Segundo a filha Maria Concebida, há alguns anos, Dona Júlia teve um AVC, se recuperou, mas sempre surgiam outras complicações, até que seu estado se agravou nas últimas duas semanas. Dona Júlia passou os últimos 15 dias no hospital, onde veio a falecer.