Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1209 - 11 Junho 2010

‘‘Sacramento tem uma área geográfica muito extensa, fica praticamente impossível um trabalho preventivo em todas as regiões. Ter Patrulha Rural rodando ou não, não vão conseguir cobrir tudo. É claro que ajuda, mas o melhor seria a união de todas as unidades das cidades vizinhas, inclusive com o apoio de Rifaina, Pedregulho, para fazer a policiamento”.

(Do delegado Cezar Felipe Colombari da Silva, neste jornal)

 

Chorinho Novo

Henrico, Miguel, Kemilly, Emanuelly, Kesia e Mateus, chegaram bem a tempo de ver a abertura da Copa. Bem vindos!!!

1, * Miguel Alexandre, filho de Cirlene de Souza e de Mateus Alexandre Souza. * Henrico Romano, filho de Claudinely Ferreira e de Adelcy Geraldo Gobbo.  2, * Emanuelly Stefany, filha de Josiane Aparecida Pinheiro e de Franciel Indelécio Pereira. 7, * Kessia Raine, filha de Elisabete Benedita Rodrigues e de Reginaldo Ferreira de Souza. 8, * Mateus, filho de Ana Cláudia Fernandes Matos Mião e de Nelson Luiz Mião. 11, * Kemilly Heloisa, filha de Érida Cruz de Souza e de Rogério Aparecido Dias Silva. 

 

 Eles & elas

* A emoção reinou absoluta para Janainy Daniela e Alison que se casaram no sábado, 5, em cerimônia que contou com a presença de inúmeros familiares e amigos. Janainy é filha de Avenir Ribeiro de Faria  e Célia Maria Ferreira de Faria; Alison, filho de João Rodrigues de Souza e de Euza Maria Rodrigues.

 

Temporada junina

Este mês de junho será de dupla comemoração, de um lado as festas juninas com as deliciosas  guloseimas típicas, muita quadrilha, fogueira e foguetório. Damas e cavalheiros bem alegres dão o complemento à festa.  Por outro lado, tem a Copa do Mundo, que trouxe para todo o país o verde amarelo das bandeiras e bandeirolas, camisetas e sacolas e haja coração... e tudo isso rende uma mistura de alegria na nação.  Eita trem bão!!!

E por aqui quem começa com a animação é o “arraiá” da Casa Infanto Juvenil – CIJU São Vicente de Paulo que realiza a festança nesta sexta-feira, 11, no pátio da rodoviária. 

E também lá no bairro Santo Antônio, a quermesse de sexta a domingo (11 a 13). Tudo em ritmo de Antônio, São João e São Pedro e também da  Copa do Mundo. 


Frei Bonifácio em nova missão 

Frei Bonifácio, da Congregação de São Francisco de Assis na Providencia de Deus, deixou Sacramento, após passar um ano e cinco messes por aqui, no Educandário Santíssimo Redentor, ajudando frei Ângelo na administração da casa, que atende a mais de 150 menores.

Frei Bonifácio partiu, mas pelo visto levou Sacramento no coração, pelo que ele diz. “Não sei se um dia voltarei, mas tenham a  certeza de que carrego cada um em meu coração. Fiquei morando aqui um ano e cinco meses, para mim foi uma experiência  que não consigo contar com palavras. Sacramento é terra de um povo simples, humilde, que me acolheu e acolhe todos os meus confrades de braços abertos. Tenham a certeza de que onde eu for, estarei contando como é esta cidade, que transmite paz e alegria. Quero agradecer a todos, de coração. Não vou citar nomes,  mas pedirei a Deus que abençoe a todos, sobretudo  aqueles que fizeram parte da minha vida e do meu crescimento espiritual e vocacional”. 

Obedecendo ao chamado, Frei Bonifácio está agora em  Tabapuã, numa obra social da Congregação, que leva o nome de  Lar Maria de Nazaré na Providencia de Deus, que tem como missão a recuperação de viciados em álcool e outras drogas. “Estou entrando no ritmo e na missão, pois aqui também tenho o dever de semear a boa semente do Reino de Deus.  Desejo a todos o meu Paz e Bem!!!”, conclui.

 

Amir Felício lança livro e comanda a cozinha no Jantar dos Namorados

O sacramentano Amir Felício, conhecidíssimo no meio culinário do país está em Sacramento lançando mais uma edição do livro, “Receitas Mineiras e Goianas”. A quinta edição do livro está recheada de gostosuras como tortas, biscoitos, doces e muito mais. Uma das receitas, o “Lombo da Vovó” será saboreada, neste sábado, 12, no jantar dos Namorados, no Parque Náutico de Jaguara. Quem vai preparar o prato é o próprio autor do livro, o cheff Amir Felício. 

 

Marlúcia curte a merecida aposentadoria

A professora e supervisora Marlúcia Magnabosco Ribeiro está curtindo as delícias da aposentadoria, que saiu esta semana, depois de praticamente 40 anos no Magistério. É, são 40 anos, se contarmos que ela iniciou em 1970, na Escola Barão da Rifaina. Dois anos após foi para a Escola Afonso Pena, onde trabalhou um bom tempo. Depois foi para a Escola Coronel José Afonso de Almeida, nos fins da década de 1970, no tempo da diretora Corália Venites Maluf (1975/1981). 

Na Escola Coronel, como nas demais, Marlúcia deu o melhor de si quer como professora no curso Magistério, na supervisão nas quatro primeiras séries, sempre apoiando as diretoras com quem trabalhou Célia Maria Almeida Costa, Ivone Regina Silva, Ozana De Santi de Melo. Até que a partir de 7 de setembro de 1989, era ela, Marlúcia a diretora da Escola, por indicação política como era a prática da época. Foi ela também, a primeira diretora da Escola a ser escolhida pelos servidores, pais e alunos, na eleição direta. 

E como diretora permaneceu até 1996, sendo substituída pelo diretor Walmor Júlio Silva, mas que encontrou nela o total apoio, tornando-se sua vice em 2003, cargo que ocupou até afastar-se por motivos de saúde em 2008, já na gestão do atual diretor, Fábio Sebastião.  A partir de então até aposentar-se, sua  atuação como professora foi alternando-se  entre aulas e licenças, mantendo com gáudio o título que ninguém tira: professora Marlúcia, isto porque, uma vez professor, sempre professor 

Marlúcia aposenta-se. Merecida a sua aposentadoria que vem coroada de louros, também de acertos e erros, de alegrias e tristezas, mas  sobretudo, coroada  da vontade de fazer a educação acontecer.

Agora é olhar para trás e ver os seus feitos através das milhares de pessoas que perpetuam os seus ensinamentos e curtir com alegria a aposentadoria ao lado do marido Adercides Ribeiro (Dídia do Táxi), dos filhos Calos (Eliana) Carla e Telma e que venham os netos... Parabéns!

 

Prefeito visita gabinete do Presidente da Câmara

O prefeito Wesley De Santi de Melo, visitou o  presidente da Câmara, Carlos Alberto Cerchi em seu gabinete no Legislativo Municipal, na manhã da quinta-feira, 10, acompanhado do secretário de Governo, José de Anchieta Oliveira.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, trata-se de uma visita de cortesia do prefeito que já foi vereador e presidente da Câmara. A visita é sem dúvida um ato histórico, que representa harmonia entre os poderes

 

Ação solidária do C. Christi

A celebração da festa do Corpo de Deus, Corpus Christi, na Paróquia de N. Sra. do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, transformou o trabalho de ornamentação das ruas por um ação solidária dos fieis, na doação de cobertores para as famílias carentes do Dispensário dos Pobres. No último Sábado, o presidente da entidade, Sandoval Rodrigues de Oliveira recebeu das mãos do pároco, Pe. Valmir Ribeiro, o resultado da coleta: 56 cobertores.  ‘‘Para o dispensário - reconheceu o presidente - foi uma doação a mais que a instituição pôde promover a uma boa parte das 79 famílias assistidas’’.

 

Cinema, literatura e história no II Festival de Inverno 

O último final de semana foi movimentadíssimo no Parque Náutico de Jaguara.  Na sexta-feira, 4, foi a vez do expert em cinema, Prof. Guido Bilharinho, proferir uma excelente palestra aos presentes. 

No sábado, além da participação do Colégio Rousseau e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, com diversos assuntos intelectuais e muita descontração, o ponto alto foi a mesa redonda abordando o tema, “190 anos de Sacramento”, coordenado pelos escritores Amir Salomão Jacob e Carlos Alberto Cerchi. O debate contou coma presença, dentre outros do professor André Azevedo, Prof. Guido Bilharinho, o advogado Onézio Cruvinel, o vereador Bruno Scalon Cordeiro e o Prof. Ivan Barbosa, proprietário do parque. No domingo, uma programação ligth da cidade de Guará com exposição de artesanato, música e dança, encerrou a quinta semana do Festival.