Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1235 - 10 Dezembro 2010

 

‘‘Se nós dentro dessa inovações conseguirmos efetivamente uma visão unificada para as chamadas lides repetitivas, recursos e der uma segurança ao cidadão enquanto elemento da economia, sem dúvida que será um grande avanço. Aliás as grande economias do mundo têm justiças céleres e efetivas, mas acima de tudo seguras, porque são previsíveis”.


 

“São momentos assim que propiciam o debate, a troca de informações. Somos 700 mil advogados no Brasil, 70 mil em Minas Gerais, não venho ensinar nada, mas enriquecer, trazendo noticias das inovações propostas e abrir para o debate e levar contribuições  para o Congresso Nacional”.

(Do advogado, Sérgio Murilo Diniz Borges, Diretor Secretário-Geral da Seccional da OAB/MG, neste jornal)”

 

 

 

Chorinho Novo

 

Chorinho de bebês soa como  acordes de  cantigas natalinas, em muitos lares esta semana. Quanta alegria! Que o Menino que renasce nos nossos corações a cada dia, seja uma constante na vida de vocês, babies!

Dia 03 * Bruna Aline, filha de Patrícia de Paula Resende e Paulo Sérgio Resende. 04, João Vitor, filho de Ostelaine Rezende Alves e João Paulo Pessoa Silva. 06, * Anna Clara, filha de Mariana da Silva Santos e Bruno Rosa Vaz. 08, * Jennifer Abadia, filha de Tatiane de Paula Rezende Silva e de Aldo Divino da Silva. 09, * Ana Laura,  filha de Rosana de Fátima Nunes e de Jefferson Rosiel Silva.

 

 

Festa dos Baixinhos

 

 

 

A pequena Maria Clara ilustra nossa coluna, pousando ao lado  dos avós, Leda e Antônio, na festa de seu aniversário, no Colégio Rousseau, no dia 19/11. A festa, ilustrada com o clássico de Branca de Neve,  contou com a participação da galerinha que se encantou   com a decoração, que teve o toque de   Andreia, da  Visafi/ET Papelaria. Parabéns, Maria Clara!

 

Canudo

 

 

A família Pereira Costa está em festa com a formatura do jovem enfermeiro Saulo  Pereira da Costa que cola grau, pela UFTM, nesta sexta-feira, 10, às 20h00 no centro de Educação e  Administração da Universidade Federal  do Triângulo Mineiro e juntos participam do baile de gala, no Centro de Eventos da ABCZ, amanhã, a partir das 23h00. 

Para o jovem Saulo, a gratidão é imensa a Deus, aos pais, Helena Maria Pereira Costa e Manoel Hilário da Costa, aos irmãos Samuel e Kiara, aos avós Esmeralda e José Venâncio, demais familiares, amigos e claro, ao grande amor de sua vida, Flaviana. A felicidade de todos é imensa, pois todos sabem que por mais árdua que seja a luta, por mais distante que um ideal se apresente, por mais difícil que seja a caminhada, existem sempre maneiras de vencer: o estudo e sobretudo,  a fé e a certeza de que Deus pode tudo"

 

 

Eles e Elas

 

 

 

Que este seja nosso destino: amar, viver e começar cada dia juntos!

* Lucinete e Rogério é o jovem casal que viveu grandes emoções na cerimônia de casamento realizada no sábado, 04/12, às 20h00, no Salão de Festas São Clemente. As grandes emoções do momento do sim foram compartilhadas por muitos familiares e amigos, que no final da cerimônia cumprimentaram os nubentes ao lado de seus pais, (dela) Altamiro Sebastião de Melo e Maria Luzia de Melo, e (dele), Carlos Roberto Cassemiro e Zenaide Pereira Cassemiro. 

 

 

 

50 anos de vida religiosa

 

Irmã Bartolomeia Loyola comemora 50 anos de vida religiosa na Congregação Beneditina em Uberaba. Irmã Bartolomeia vive no Mosteiro Nossa Senhora da Glória, fundado há mais de 60 anos naquela cidade, vivenciando o carisma dos beneditinos, que é a vida de oração, trabalho e acolhimento àquele que chega. No mosteiro, as irmãs beneditinas primam também pelos trabalhos artísticos, trabalhos de caligrafia em mensagens, convites, restauro de imagens. 

A celebração das bodas de profissão monástica  contará com missa em ação de graças, às 10h00, na Mosteiro de Nossa Senhora da Glória. Marcando presença, os irmãos Loyola e demais familiares, residentes em Sacramento. Agradecemos convite e felicitamos a querida Irmã.

 

 

Saudades

 

 

* José Carlos Vieira, 60, o querido Mosquito ou Mosquitinho  faleceu na madrugada do sábado 4, no hospital em Uberaba, onde estava internado desde o dia 12 de novembro, após sofrer  uma fratura no fêmur. Por ser diabético, Mosquito, teve que aguardar melhoras alguns dias. A cirurgia foi realizada com sucesso no dia 27/11.  Na quinta-feira, 2,  recebeu alta e retornou a Sacramento para a recuperação no Lar São Vicente de Paulo. À noite teve uma parada cardiorespiratória, encaminhado à Santa Casa, logo foi removido ao Hospital Escola, de Uberaba, onde seu quadro piorou e veio a óbito depois de mais duas paradas cardiorespiratórias, conforme informações de familiares. 

Trasladado para Sacramento, Mosquito foi velado por familiares e muitos amigos. Dada à sua participação ativa e efetiva no esporte sacramentano, pessoas do meio esportivo foram constantes no velório. Foram mais de duas décadas de serviços no STC, depois de muitos anos de ligação também como voluntário, no Clube Atlético Sacramentano – CAS. Tudo isso o fez uma das mais queridas pessoas no meio do esporte sacramentano, por todos, adultos e crianças, meninos e meninas, que passavam pela rua da praça e soltavam o grito “Ei, Mosquitinho!”. O nome José Carlos era mesmo só no registro... e agora será estampado na sua lápide.  Mas as suas histórias e seus exemplos, o jeito simples de ser vão ficar nas memórias de todos que o conheceram. Sobre o seu féretro sentimos a falta das duas instituições que serviu, o CAS e o STC.

Mosquito era filho de Margarida Viera, e deixa uma filha.  O sepultamento foi realizado às 19h00 do sábado, 4. 

 

* Morreu Da. Irene. E quem não a conhecia? Ao lembrar Irene Mendes, seu irmão  Paulo Afonso Mendes, disse que uma das grandes lembranças que guarda da irmã é o quanto ela era querida e conhecida em Sacramento. “Passeava com  Irene e quase todas as pessoas por quem cruzávamos a cumprimentavam”. É verdade, deixou-nos páginas de exemplos como mestra, catequista e voluntária. 

Irene Afonso Mendes era filha de Aristófero Mendes do Nascimento -  Tofe, e Auta Afonso Mendes. Sacramentana, cursou o antigo Primário, na EE Afonso Pena Jr; o Ginásio, na Escola Normal de Sacramento e o curso Normal (Magistério), no Colégio Nossa Senhora das Dores, em Uberaba. 

Sua vida profissional foi inteiramente dedicada ao Magistério das quatro primeiras séries. Iniciou na EE Afonso Pena Jr. e depois na EE Cel. José Afonso de Almeida, onde se aposentou, depois de 33 anos dedicados à Educação, primando-se por ser uma professora extremamente capacitada e competente. Exigente, porém amiga dos alunos, por isso muito querida por todos, alunos e colegas do magistério,  a quem orientava nos Planos de Aula. 

Gostava muito de viajar, principalmente com a diretora e amiga, Aracy Pavanelli, por várias regiões do país e no exterior. Mas gostava também de exercer o seu papel de voluntária, junto à Igreja Matriz, na arrumação , na catequese, nas irmandades e no movimento Focolare, também ajudava na Apae e Seminário do SSmo. 

Redentor.

Da. Irene há alguns anos, com uma grave insuficiência renal, dependia de sessões de hemodiálese, feitas em Uberaba. Assim viveu vários anos, sempre acompanhada pelo carinho da irmã, Celina. Na última semana, porém, o seu estado se agravou e morreu às 2h00, da madrugada do dia 8. Foi velada no Velório Maurício Bonatti, por um grande número de familiares e amigos. O seu féretro foi coberto com as bandeiras da Escola Coronel e da Apae. Às 16h00, foi levada até a Igreja Matriz, onde o pároco, Pe. Valmir Ribeiro, proferiu as exéquias e, logo após, sepultada no Cemitério S. Francisco de Assis. 

Irene deixa os irmãos, Luiz (Nair), Celina e Paulo (Aliette).