“Esta agência da Previdência Social em Sacramento não representa apenas mais uma obra do governo federal. Ela é a correção de uma falha. A Previdência tem 87 anos e nós estamos há 87 anos atrasados com Sacramento. Temos 87 anos de dívida com a população de Sacramento, que até então tinha que sair daqui para outras cidades, para resolver questões relativas ao seu direito. Essa dívida está sendo paga hoje, graças à parceria do governo Lula com o prefeito Wesley”.
(Do ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, neste jornal)
Beatriz defende dissertação de Mestrado
Beatriz Aparecida Bessa Florêncio defendeu sua dissertação de Mestrado, no dia 27 de agosto, no Instituto de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia. Como todo bom sacramentano, Beatriz brindou a sua cidade, abordando o tema, “Bacia Hidrográfica do Ribeirão Borá, na dissertação intitulada, "Análise geoambiental da bacia hidrográfica do Ribeirão Borá: Sacramento/Conquista (MG)".
O trabalho, desenvolvido na área de Geografia com ênfase em Planejamento Ambiental, levantou as características físicas da bacia do Ribeirão Borá (geomorfologia, geologia, solos, hipsometria, declividade, clima, hidrologia e uso da terra e cobertura vegetal), e ao final dos resultados obtidos realizou-se uma análise integrada da paisagem, onde foram cruzadas as informações físicas para classificar as terras da bacia quanto sua capacidade de uso. E, por último, levantadas propostas de uso racional, com medidas conservacionistas, em busca da sustentabilidade e aproveitamento das potencialidades da bacia hidrográfica do ribeirão Borá.
O trabalho, que teve como orientador, o professor Dr. Washington Luiz Assunção, foi provado com louvor pelos membros da banca. Ressalte-se ainda que a proposta do trabalho foi contribuir para o desenvolvimento sustentável do local, especialmente para a cidade de Sacramento, que compreende aproximadamente 90% da área total da bacia, que tem 357,81 Km².
Beatriz é filha de Shirley das Graças Bessa Florêncio e Paulo Antônio Florêncio.
Bodas de Prata
Alice Jerônimo de Melo e Atílio Cesar Cervato, que ilustram a nossa coluna, completaram 25 anos de casados – Bodas de Prata, na segunda-feira, 6. A data foi comemorada com uma missa em ação de graças, celebrada pelo pároco. Pe. Valmir Ribeiro, na capela da Santa Casa, oportunidade em que o casal renovou as promessas matrimoniais ao lado dos filhos Nathália e Leandro, demais familiares e amigos. O feliz casal comemorou com familiares e amigos os 25 anos de casados.
Restaurante Trevo
* Quer um espaço para festas de aniversários, casamento, confraternizações fim de ano e muito mais para até 100 pessoas?
* Quer almoço e jantar de segunda a sábado e almoço no domingo a quilo ou a vontade?
* Quer um cardápio variado, mas com simplicidade e capricho?
Não precisa procurar mais nem ir muito longe. Tudo isso você encontra ali no Restaurante do Trevo, agora sob a direção de Tarcísio Manzan de Oliveira e aos cuidados de Emília, que está com uma novidade de inauguração, Macarrão na Chapa.
O Restaurante Trevo fica na avenida Major Ataliba José da Cunha 1300 B, anexo ao Posto Trevo.
Disk marmitas 3351 3535.
Festa do Divino Espírito Santo
Oração e participação foram as tônicas na festa do Divino Espírito Santo, na igreja do Espírito Santo, no bairro Maria Rosa, encerrada dia 5 com missa, procissão e o último dia da quermesse. Com a presença de celebrantes de outras paróquias, além do pároco, Pe. Eduardo, foram refletidos nas novenas os sete dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus, com a participação de noveneiros e convidados.
Os festeiros, Amir Ferreira (Maninho) e Rosemary Maria Santos Ferreira, Luander Vinícius de Paula e Patrícia Rosa Ferreira Gomide e o pároco contaram como sempre com ajuda e o apoio de uma grande equipe de voluntários nas celebrações, na cozinha, nos caixas, no bar, nos leilões, nas tômbolas, doces e também de doadores de prendas.
III Festival de Inverno
Regionalizando os seus eventos e enriquecendo o seu já conceituado conteúdo, o III Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara já está no prelo, com a presença em 2011 de dezenas de escritores da região na vila de Jaguara. A informação foi prestada ao ET pela coordenadora de eventos daquele parque, Paula Virgínia Scalon Afonso, que coordenou com sucesso os dois primeiros festivais. “Já iniciamos o planejamento para a realização do III Festival de Inverno, em 2011, pois já fazendo contato com a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, através do Professor Guido Bilharinho, para a realização de uma reunião com todas as Academias de Letras da Região, podendo estar presentes Araxá, Araguari, Franca e Uberaba”, disse a coordenadora.
Este ano, vários escritores da Academia realizaram mesa redonda sobre os 190 anos de Sacramento e Uberaba, cidades que nasceram em 1820, com as primeiras levas de garimpeiros vindos do Desemboque. Para o III Festival estão programadas a realização de duas mesas redondas de debates, uma delas a respeito da História Regional e a outra sobre o Desenvolvimento do Turismo na Região, com a presença de Araxá.
Para as próximas semanas, Paula Virgínia está ultimando os preparativos para a realização do I Primavera Musical, que acontecerá naquele parque em outubro, envolvendo várias de música de Região.
Scala realiza Semana da Qualidade 2010
O Laticínio Scala realizou, no período de 30/08 a 03/09, a Semana da Qualidade, evento que contou com uma programação diferenciada, abrangendo diversos aspectos das Boas Práticas de Fabricação - BPF.
Os destaques da semana foram as palestras: “Princípios de BPF: métodos de monitoramento”, por Joaquim Dias, da Hexis Científica, “Controle de Qualidade, ferramenta que melhora resultados”, por Ana Carolina Castanheira, da Cap-Lab, “Você já lavou suas mãos hoje?”, proferida por Elisabete Blumer, da Kalykim, “Boas práticas no processo de produção” por Sérgio Vilela, da Chr-Hansen Brasil e “Conhecendo o Autocontrole”, por Verlaine , do Ministério da Agricultura.
Outro destaque foi a grande participação dos colaboradores de todos os setores, em busca de conhecimento e aperfeiçoamento de habilidades. Durante todos os dias as palestras tiveram um bom público e bastante interessado, trazendo questionamentos aos palestrantes e participando efetivamente das apresentações.
Duas novas atividades foram propostas este ano: o primeiro Concurso de Cartazes e o primeiro Quiz Cultural. O Concurso de Cartazes, mobilizou todas as unidades Scala, com uma votação expressiva e animada, na escolha dos 11 cartazes mais criativos e ousados. No Quiz , que teve por objetivo gerar e propiciar situações que levassem os colaboradores a fixarem conceitos da qualidade na rotina de trabalho, todos se mobilizam, se empenharam e se divertiram.
Atílio e Alice
Há 25 anos perante os olhos de Deus, vocês consolidaram vosso amor. E hoje com grande alegria podemos olhar para trás e ver a tão bela história que começou a ser escrita naquela manhã do dia 07 de setembro de 1985.
Foram sonhos, realizações, foram lágrimas, tristezas, superações, foram sorrisos, alegrias e esperanças, nos mostrando que o amor quando é verdadeiro e constantemente iluminado por Deus, passa por várias provações e continua forte e inabalável.
Para nós, seus filhos, foram exemplos de amor, carinho, apoio, fortaleza, compreensão, enfim, simplesmente foram pais, que com grande sabedoria conseguiram fazer com que nos tornássemos pessoas de bem e seguidoras de Jesus Cristo.
Vocês estão entre os poucos escolhidos pela divina sabedoria para alcançar a graça de 25 anos de união. Ao mesmo tempo estão nos transmitindo uma lição de paciência e tolerância difícil nos dias de hoje. Parabéns e muitas felicidades!!!