Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Lero Social

Edição n° 1262 - 17 Junho 2011

“É incrível o que as pessoas jogam nas margens do córrego, até computador encontramos aqui. É necessária muita conscientização”.   

 (Luiz Antônio Guimarães, presidente do Codema, neste jornal)


“Esse rejeito é um agente poluidor totalmente imiscível em água, quando jogado sobre o solo o torna impermeável, isto é, não permite que a água da chuva seja absorvida pelo solo, resultando num volume maior de enxurrada”

(Do Prof. Ely Zago, autor do projeto, 'Educar para viver o projeto: De olho no  óleo', neste jornal)


“Bicicleta é filosofia de vida. Ela dá lições de vida, é preciso ser paciente.  E  a vida é assim, cheia de subidas, descidas, obstáculos, acostamentos, falta  de acostamento, planejamentos.  A vida é assim e o importante disso tudo é que a gente busca metas  e eu atingi a minha  primeira meta: a medalha de bronze”. 

(De Ricardo Cordeiro, em entrevista a este jornal)

 

Niver. Anya Maria comemorou seus 11 anos (06/06), rodeada de amigos, numa animada festa não salão do Sacramento Tênis Clube, que ficou um luxo com o bonita decoração rosa e lilás da Visaf ET Decorações.  A aniversariante estava radiante e feliz e comandou a animação... Mas corujice mesmo  era a dos pais, Walmor Júlio Silva e Maria Luiza Silva Melo e a irmã Petra Maria.

 

Eles e Elas. A emoção reinou absoluta na Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento  e nos corações dos jovens Waldir e Beatriz, no dia 11, quando os namorados trocaram as alianças e juraram amor eterno com as bênçãos de Deus, proferidas pelo pároco, Pe. Valmir Ribeiro. Waldir,  da empresa Bonetti Turismo,  e Beatriz,  estudante  de Informática, têm tudo para uma felicidade duradoura. Ele define assim a vida do casal. “Nossa vida é sempre algo divino. Nada é por acaso.  Deus é presença em tudo. Por isso,   vivemos para sermos  felizes e retribuir para  aquelas  pessoas que nos amam”. E ela, “o mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos” e,  juntos, estão convictos de que “amar não é olhar um para o outro mas sim olharem juntos na mesma direção”.  Felicidades!!!

 

Visita ao ET. Com o objetivo de conhecer o trabalho realizado dentro da redação de um jornal, os alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Rousseau, acompanhados pelas professoras Odiléia Zago e Sandra Donadelli, estiveram nesta segunda feira, 13, na redação do ET.

Recebidos pelo jornalista Walmor Júlio Silva, os estudantes, além de conhecerem a história do jornal desde a sua fundação, através de várias perguntas ficaram conhecendo a prática de se montar um jornal, hoje utilizando meios eletrônicos, bem diferente dos tempos quando os jornais eram compostos por tipografias. 

 

Ciju. Beleza de festa junina realizou a Ciju S. Vicente de Paulo, 10. Sob a direção de Ir. Célia Maria Tomoko Saito e diretoria liderada por André Magnabosco Zago, a entidade que assiste 90 crianças, levou uma grande concentração de pessoas no pátio da Rodoviária até altas horas. A entidade contou também com o apoio de um grande número de voluntários. E o resultado não poderia ser melhor. Foi um suscesso!  ‘Deus abençoe a todos’, agradeceu Ir. Célia.

 

Mais um redentorista bispo. O missionário redentorista da Província da Bahia, padre Marcos Piateck, polonês radicado no Brasil deste 1.986, será o novo bispo de Prelazia de Coari, no Amazonas. A nomeação episcopal foi anunciada na quarta-feira, 15, pelo Papa Bento XVI, que nomeou também dom Sergio Rocha, arcebispo de Brasília (DF). Dom Sérgio sucede a dom João Braz de Aviz que, em janeiro, foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em Roma; e dom Marcos assume Coari em vacância desde 2009, quando Dom Joércio Gonçalves Pereira, tornou-se prelado emérito.

 

Déia. “O senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar...”

 Maria Andreia Bárbara, após lutar por vários meses contra um câncer, faleceu no dia 10,  aos 33 anos. Trasladada para Sacramento foi velada por amigos e familiares e sepultada  no sábado às 10h00. Andréia deixa o esposo Aldemir de Oliveira Fernandes e os filhos, Joseph, Flayra, Natalie e Clausepher e a todos deixa o exemplo de mãe, esposa e de uma mulher forte,  batalhadora, amiga, religiosa, enfim, de uma mulher completa. O exemplo de sua grandeza esteve sempre  na vontade e na perseverante busca do aprender. Depois de casada, continuou os estudos e estaria concluindo o curso de Magistério, agora em Julho. 

Mesmo diante de sua enfermidade, quando tinha forças, lá estava Andreia assistindo às aulas da Escola Coronel. A direção da escola, acompanhada de professores e alunas do curso, depositaram sobre o seu féretro a bandeira do estabelecimento e  a beca de formatura, como homenagem a uma mulher maravilhosa. 

 

Um ano sem Eloana. A saudade será para sempre, mas confortados pela graça de Deus  e a certeza de que Eloana  Santana Mateus está ao lado do Pai, seus  pais, Matheus e Eloides e a irmã Flávia convidam para a missa de um ano de falecimento a ser celebrada no sábado, dia 25,  às 19h00, na Igreja de Santo Antônio.