Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Lero Social

Edição n° 1243 - 04 Fevereiro 2011

“Infelizmente, em Sacramento falta ainda uma regulamentação nesse aspecto.  Aliás, é preocupante a questão do consumo do álcool em Sacramento entre os jovens, mais uma razão para estar regulamentando essas situações. Por isso, devemos incrementar essas atividades na praça, pra mostrar que há outras maneiras de se ocupar os espaços saudavelmente e se divertir”.  

 (Virgínia Dolabela, presidente da Fundação Cultural ‘Ir. Benigna’, neste jornal)



‘‘Só têm direito à visita os presos casados ou comprovadamente amasiados e, além disso, eles precisam ter bom comportamento para não perder o direito à visita que acontece de 21 em  21 dias”.

 (Aparecido Alves Claudino, diretor do Presídio de Sacramento, neste jornal)

 

CHORINHO NOVO. Como é feliz o dia em que tomamos conhecimento de que uma nova vida chegou! Que seja uma criança forte, linda e maravilhosa... Bem-vindos, babies!

07/01, Maria Eduarda, filha de Nayara Cristina da Silva. 26/01 Rafael, filho de Luciene Maria Oliveira e de Marciel Antônio Borges.  27/01, Naely Mirely, filha de Mirian Rodrigues Pereira da Silva e de Neudson Gomes da Silva. 28/01,  Karen Camile, filha de Tatiane Pereira da Silva e de José Ribamar da Silva Barbosa . 29/01, Thayson Fernando, filho de Fernando Pinto de Almeida e de Karina Beatriz de Resende. Kauane, filha de Celina Maria da Silva e de Cleano Lima de Castro. 01/02, Gabriel, filho de Sandra Maria do Nascimento e de  Cleomar Batista Reinaldo.

 


CALOUROS. Muitos jovens vivem intensas emoções com a aprovação no vestibular e compartilham com amigos e familiares a vitória.

Chegaram à nossa redação os primeiros nomes de novos “bichos” e, claro, outros ainda virão: 

* O garotão bom de bola, José Cassimiro Gonçalves Neto vai cursar Tecnologia em Análise de Sistemas, na IFTM/Uberaba, onde o irmão Hermani Venâncio, faz o   curso técnico de Edificação. Os vestibulandos são filhos dos amigos Joãozinho Cassimiro (ela, a Profª. Pepa). 

* Pela UFTM, o jovem Cristiano Ribeiro de Faria, ganhou a vaga para cursar Engenharia Química, para alegria dos pais, Romir e Nina. 

 Na última quinta-feira, na net, lá estavam os nomes dos vestibulandos, Bruno Tadeu de Paula Vieira, aprovado no curso de Engenharia Elétrica na UFU/Uberlândia, e curte a vitória com os pais, o advoado e contador Paulinho Vieira e a professora Lucilene; e, também do pianista, Álvaro Vinícius Moreira de Barros,  ingressando no curso de Ciências Biológicas. E o primeiro abraço foi dos pais, Álvaro Juarez Moreira de Barros e Edvanir Gomes dos Santos Barros. 

* Flávia Helena Pereira, ingressa no curso de Gestão de Recursos Humanos e a irmã Marília Mayer, em Comunicação Social, ambas na Uniube e partilham as alegrias com os pais, o jornalista Carlos Mayer e Diolinda. 

* Maria Eduarda Berlatto Magnabosco, passou em primeiro lugar na FAZU, UFLA e ingressa em agronomia pelo IFTM.


CANUDO. As famílias Araujo Loyola e Etchebehere Loyola estão duplamente felizes ao lado das filhas Ana Barbara e Lívia, que  colaram grau pela Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara. A solenidade de formatura iniciou no dia 3 com o jantar de confraternização, dia 4, colação de grau e neste sábado, 5, o culto ecumênico, às 10h00 e às 23h00, o baile de gala. 

Felicíssimas com a vitória acadêmica, as jovens têm muitos agradecimentos, primeiro a Deus, pelo dom da vida e por acompanhá-las na jornada diária, iluminando-as e protegendo, enfim guiando-as em suas escolhas e ajudando-as a superar todos os obstáculos.  

Ana Bárbara e Lívia seguem as pegadas dos pais, Tomás (Inez Araújo) e José Amaro Loyola (Linda Etchebehere), a quem expressam no convite sua mensagem de carinho e gratidão, extensiva aos irmãos queridos, Pedro e Arthur; e Saulo, respectivamente. Sucesso às lindas neo-dentistas! 

 

ELES E ELAS. Que vocês sejam cobertos de bênçãos, felicidades e plena harmonia e que o caminhar dessa nova vida seja sempre em caminhos de flores,  esperança e amor... 

* Patrícia Cristina e Gilmar selaram a felicidade com o casamento realizado no dia 28, às 19h00, no salão do Cartório de Registros. Familiares e amigos foram parabenizar os nubentes que receberam os cumprimentos ao lado dos pais (dela), José Afonso da Silva e Maria da Penha Silva e (dele), Paulo Alves Ferreira e Elizabete Moreira Alves. 

* Felicidade plena para os jovens Cintia Maria e Gilmar, que se casaram no dia 29, às 19h00, rodeados de familiares e amigos, para alegria dos pais. Cintia é filha de Jaumir Angelo Ferreira e Cleonice Maria Ferreira e Gilmar, de, José Fernando Soares e Aparecida Bernadete Ribeiro Soares. 


FILME. O cineasta José Adalto Cardoso esteve na Câmara Municipal, dia 28 último, para falar de seu interesse em rodar um filme sobre  a vida e obra do líder espírita sacramentano, Eurípedes Barsanulfo.  A revelação aconteceu  durante  reunião realizada com o vereador Carlos Alberto Cerchi (PT) e o secretário de Cultura e Turismo, Amir Salomão Jacob. Após a revelação, de  maneira informal eles discutiram sobre o roteiro do filme, que ainda não está finalizado, e tiraram dúvidas com o historiador Amir autor da  obra “Eurípedes Barsanulpho: sob a luz da história”. 

Adalto justificou o seu interesse em realizar o filme. “A vida deste homem é muito curiosa, sua biografia merece ganhar as telas do cinema que vem abrindo espaço, cada vez mais, para os filmes voltados para religião espírita. Estes filmes vieram para ficar no cinema nacional. Depois de lançamentos como Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírita, Chico Xavier e com o sucesso de Nosso Lar, nada impede tornar filme este líder espírita”, explicou o cineasta. 

Manifestando interesse em conhecer as raízes do município, Adalto assistiu ao documentário que conta a história do Desemboque, berço histórico da civilização mineira, produzido com incentivo da CMS, pelo produtor Valdimar Sisconeto, Shekiná Produções, que também participou da reunião juntamente com o fotografo Lester Scalon.  Aproveitando ainda a oportunidade da visita à cidade, o cineasta deu uma esticada na visita e conheceu comunidades rurais que poderiam fazer parte das futuras locações.  

Avaliando a visita, o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, reconheceu o projeto como importante para o cinema brasileiro, como também para divulgar Sacramento, prometendo apoio. “Hoje, a indústria do cinema tem mercado cativo e conta com apoio de diversos mecanismos de incentivo. Vivemos um bom momento econômico no país, há público, há produções que trazem possibilidades como essa de Adalto”. (Fonte: Ruth Gobbo/AscomCMS)

 

LIVRO. “A psicanálise e o trabalho com a criança-sujeito - no avesso do especialista” é o título do novo livro da educadora, doutora em psicologia, Sandra Francesca Conte de Almeida, em co-autoria com a Profa. Maria Cristina Machado Kupfer. 

O livro com 116 páginas, lançado pela Wak Editora,  tem importância porque “vira do avesso” as práticas contemporâneas voltadas para a educação e o tratamento de crianças, práticas essas que tendem a esquecer a dimensão subjetiva, a medicalizar em excesso e a fazer da criança um objeto de cuidados. Os textos falam do “não se deixar ensinar” dos alunos, falam de terapeutas de autistas que “se deixam aprender” com eles, mostram como a educação pode ser terapêutica. Relatam trabalhos em que os professores são formados à luz da Psicanálise e introduzem também relatos de pesquisas teóricas e empíricas. Este é um livro que ajuda os especialistas que trabalham com crianças a repensar suas práticas, fazendo-os se perguntar: O que está em jogo quando tratamos e educamos uma criança?

Sandra Francesca que morou em Sacramento até sua juvenude, reside há muitos anos em Brasília. Doutora em Psicologia pela Sourbone, é professora, orientadora de mestrandos na UCB - Universidade Católica de Brasília e aposentada da UNB. Sandra é casada com o Prof. Gouvan e têm uma filha, Raíssa, de 10 anos. 

 

SAUDADES. * Um dos médiuns mais conhecidos e caridosos, morreu na vizinha Conquista, dia 28, aos 89 anos, Emídio Pinheiro Dias, dirigente há mais de 30 anos do Centro Luz e Caridade, daquela cidade. Natural de Pirapora (MG), Emídio trabalhou até aposentar-se como lavrador. Médium, sensitivo e conselheiro, Vôzinho, como era chamado por todos, deu exemplos de uma vida simples, caridosa e voltada para o bem. "Milhares de pessoas acorreram ao Centro do Vôzinho durante todos esses anos em busca de conforto e cura para suas enfermidades. Estamos todos agradecidos por tudo o que ele fez. Que ele vá em paz", disseram suas netas de coração, Eny, Belcholina e Cida, falando ao ET sobre sua morte. Vôzinho, viúvo de Maria Dias, deixou os filhos, Wanda, Waldevando, Elcides e Ciro, que mora na Espanha, e mais sete netos. 

 

* Eurípedes Fernandes de Oliveira, faleceu aos 77 anos, no dia 23 de janeiro, após permanecer mais de  um mês internado no Hospital Hélio Angotti, de Uberaba. Trasladado para Sacramento, Eurípedes, mais conhecido como Oripão, foi velado por familiares e muitos amigos que conquistou na sua trajetória entre nós. Eurípedes soube bem viver. Sempre alegre, risonho, piadista, não deixando ninguém triste ao seu lado, soube enfrentar também a  doença com resignação, até que tombou de vez, deixando um profundo vazio nos corações da esposa Lúcia, dos filhos Marcos (Sandra), Márcia (José Américo), Maira (Leandro) e Murilo (Daniela) e também dos nove netos, demais familiares e amigos. 

Eurípedes foi homenageado pelo filho Marcos, com a bonita mensagem, 'Os pais envelhecem', de autor desconhecido, que fala da trajetória dos pais, desde o nascimento dos filhos e que termina assim “... e, no entanto, no fundo daqueles olhos cercados de rugas, há tanto amor. Naquelas mãos trêmulas, há sempre um gesto que abençoa, acaricia...”. 

Na pessoa do companheiro Murilo, impressor deste jornal, nossas profundas condolências à família.