Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Lero Social


PARABÉNS, D. SEBASTIANA

* Sebastiana Borges do nascimento, a dona Sebastiana De Santi, comemorou o seu octogésimo aniversário no dia 13 de maio ao lado dos filhos, Ozana (Anésio, de saudosa memória), Omar (Aparecida Maria) Homero (Maria das Graças), Rosângela (Maurício Bonatti), Régines (Samira Borges), filhos que lhes deram 13 netos, quatro bisnetos. "E este ano chegam mais dois bisnetos, um em fins de maio e outro em julho, a família está aumentando", diz com lucidez, para alegria dos filhos.
*Para Sebastiana, fazer 80 anos é só felicidade. "Estou muito, muito feliz, 80 anos não são 80 dias. Estou feliz, estou aí com duas irmãs (Odete e Cida), os meus cinco filhos, as minhas três noras, que são três filhas, os meus netos e bisnetos. É uma família unida". Hoje estamos comemorando o meu aniversário e amanhã, Dia das Mães, fazemos a festa de novo, fazemos duas festas’, disse com um sorriso de mãe.
* O Segredo dos 80 anos de Sebastiana está em dar valor à vida e ao trabalho. "Sempre trabalhei, criei os filhos ao lado do Mário e ainda faço de tudo em casa. Trabalho é muito importante. Tenho saúde. Acho que fazer 80 anos não é pra qualquer um, não.", afirma, deixando uma mensagem aos mais jovens: "Tenham fé em Deus, busquem ser felizes, trabalhem, sejam honrados e curtam a vida, porque eu adoro a vida. A vida é a melhor coisa que a gente tem"

OS 99 ANOS DE Da. ALZIRA

* Dona Alzira Chaer Borges completou 99 anos no dia 20 de maio e comemorou a data ao lado dos filhos Rosalina, Celma (Hugo), Plínio e Maria do Carmo. O filho Arnaldo não pôde estar presente, mas por certo esteve ligado no níver da mamãe, assim como netos, bisnetos e demais parentes que não puderam vir. Apesar da ausência de muitos entes queridos, a festa foi completa, com missa na própria residência, um presente de Padre Levi, almoço, bolo e ‘parabéns pra você’. Mas ela merece, pois com uma memória prodigiosa citou os nomes dos filhos, errou por dois o número de netos, contou 18 em vez dos 20 , mas acertou o número de bisnetos, 8.
* Natural de Araxá, dona Alzira, foi contando de sua vida. Aos cinco anos veio para Sacramento, mais tarde foi estudar em São Paulo, retornando já mocinha. Foi quando conheceu o José Afonso Borges, o Zé do Pandó, com quem se casou e viveu 56 anos. “O padre Julião fez o meu casamento”, recordou. Depois de casada, morou em Araxá, Sacramento e na fazenda São Basílio. "Os meninos quase todos nasceram na fazenda. Eu trabalhava pra casa, fui costureira muito tempo pros meninos, fiz muito queijo, muita comida, nunca tirei leite na fazenda, mas trabalhava com o leite. Já matei muito porco e dava trabalho. Naquele tempo não tinha geladeira, não tinha nada", lembra.Um fato que dona Alzira se lembrou foi das ‘jardineiras’, que passavam nas portas da fazenda. "A jardineira quebrava e aí o povo ia lá pra casa. O Feiz e o irmão dele, Kemes, ficavam lá em casa. Eles eram ‘mascates’. Eles dormiam lá, a gente não cobrava nada e ainda comprava coisas deles", conta alegre, numriso só na sala.
* Viver tantos anos e com tamanha lucidez tem um segredo. "Ser bonzinho, gostar das pessoas, ser caridosa. Sou católica e muito fervorosa. Teve missa hoje, aqui na sala", diz, dando um recadinho pros netos e bisnetos: "Deve ser sempre bonzinho, não maltratar ninguém, agradar todo mundo e nunca ter raiva de ninguém", disse. E, com simpatia, nos convidou para comer bolo. "Vocês estão me fazendo uma visita surpreendente", disse e pousou para a foto ao lado dos filhos e alguns netos e bisnetos presentes. Parabéns, dona Alzira!!!!

GEN ROSSO NO BRASIL


Nesse Sábado, 27, a banda Gen Rosso completa no Ibirapuera a sua turnê pelo Brasil. Visitando as principais capitais do país, a banda deixou sua mensagem mujsical e de paz, especialmente, aos jovens. De Sacramento, o movimento Focolare, liderado por Soninha Zandonaide, foi até à capital Mineira para assistir ao show da banda, dia 13 último. O Gen Rosso festeja os seus 40 anos de atividade com nova produção discográfica. São dez músicas escolhidas entre as canções mais importantes.