O Grupo ´Arte de Envelhecer´ realizou no domingo, 10, no Pacheco´s Dance Bar, o III Encontro Regional da 3ª Idade, com a presença de 13 cidades, 11 do consórcio Conquista, Rifaina, Araminas, Ribeirão Corrente, Franca, Buritizal, Jeriquara, Igarapava, Cristais Paulista, Conceição das Alagoas e mais quatro cidades visitantes, Patrocínio, Uberaba, Pedregulho e Ituverava.
Satisfeito com o sucesso do Encontro, o presidente Iralvo Rosa afirmou que o objetivo foi cumprido. “Nosso objetivo é a confraternização, troca de idéias e experiências. Para mantermos as atividades mês a mês, criamos o consórcio entre 11 cidades. Fazemos o sorteio e a cada mês realiza-se o Encontro Regional numa cidade e sempre tem gente nova. O único mês que não temos encontro é janeiro, já sempre cheio de festas. Mas depois continuam, de fevereiro a dezembro, por isso são 11 cidades no consórcio”, explicou.
O Encontro Regional é mesmo de confraternização. Com um ingresso a preço bastante acessível, R$ 3,00, o clube lotou de anciãos, das 15h00 às 20h00, para uma festa muita música e dança, troca de presentes, bate papo, namoro e quem sabe futuras uniões. “Já saíram muitos casamentos daqui, inclusive o nosso”, diz Iralvo, ao lado da mulher, Ivone Alves de Jesus. “Juntamos nossos filhos, dois dele (Denis e Gislaine) e três meus (Alex, Adriana e Andreza) e formamos uma família maravilhosa. Ficar sozinho é muito triste, por isso dizemos que é emocionante as reuniões da terceira idade, esse encontro aqui. Antes não tínhamos espaço, não havia como dançar noutros bailes. Esse convívio, esse encontro da terceira idade é muito importante”, explica o casal, ressalvando que a idade mínima para participar do baile é de 35 anos.
Avaliação é positiva
Para o casal Iralvo e Ivone, a avaliação do 11º encontro realizado este ano é altamente positiva. “O encontro está maravilhoso!, diz destacando alguns problemas: “Mesmo com este enorme espaço ainda há gente de pé, é muita gente e alguns ficam mal acomodados, mesmo porque não abrimos mão de uma boa pista para dançar”, afirma. Outro problema vivido pelo Grupo foi o corte da subvenção da prefeitura. “Demos a volta por cima, fizemos todas as viagens, continuamos num escritório improvisado, um ajuda o outro na viagem e fomos levando. A prefeitura só nos deu a viagem de Conquista e Franca. a nossa verba era de R$ 5 mil e não recebemos nada, até agora”, informou, agradecendo algumas empresas da cidade pelo patrocínio no encontro.
Além de Iralvo Rosa, fazem parte da diretoria do Grupo ´Arte de Envelhecer´ , Bendita Antonia dos Reis (vice-presidente), Terezinha Bianchi e Gilberto Afonso de Souza (secretárias), Anicácio Afonso (tesoureiro – o segundo cargo está vago desde a morte de Conceição Altair Tavares), João Francisco Dias (relações públicas). A festa foi abrilhantada pela banda uberabense ´Os Maneiros do Forró.
Ás 18h00, sob o comando do radialista Robson Quirino, pausa para a oração universal, o Pai Nosso, o abraço, e a mensagem de boas vindas e de Natal, por se tratar do último encontro do ano. Coube à diretora, Benedicta dos Santos, a mensagem de boas-vindas aos presentes, agradecimentos e o desejo de um ano ainda melhor em 2007. Concluiu, lembrando a tesoureira, Conceição Altair Tavares, falecida recentemente. “Conceição dedicou seu últimos dias à 3ª Idade, quando numa longa reunião planejamos este encontro e ela permaneceu ali firme. Somos gratos por tudo o que conseguimos com a sua contribuição e temos a certeza de as flores que ela plantou estão perfumando a sua eternidade”, disse e desejou boas festas a todos”, finalizou.
Começa a faltar espaço para os encontros
Para Antonio Correia Gomes, 64, coordenador do Grupo de Rifaina, acompanhado da mulher Sandra, o Grupo é importante para essa faixa etária e os encontros também. “Esse é um espaço da terceira idade, isso mostra o quanto estávamos sem espaço e o quanto precisávamos de divertimento”, mas admite que os locais estão ficando pequenos. “A participação cresceu tanto que precisamos reavaliar”, ponderou.
A vice-presidenta de Sacramento, Bendicta Antônia informa que a próxima reunião do consórcio será realizada em 29 de janeiro, em Rifaina, onde serão discutidas as questões pendentes, sobretudo a questão de espaço para abrigar a todos. “Cada grupo tem os associados, chegam os encontros todos querem participar e está num ponto que não tem lugar para todos. Aqui recebemos cerca de 1300 pessoas, colocamos 150 mesas, não podemos colocar mais, pois falta lugar pra dançar”, afirma.