O Diretor da Faemg Federação da Agricultura de Minas Gerais e ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, João Oswaldo Manzan esteve em Belo Horizonte, dia 15 de fevereiro, participando de reunião realizada pela Faemg, abordados assuntos referentes ao leite e a produção de grãos. Na oportunidade, Manzan apresentou à diretoria uma sugestão para que possa ser amenizada a crise na agricultura.
A sugestão consiste em criar uma comissão de com representantes de cada federação do país para ajudar ao produtor administrar a compra e venda dos produtos. "Avaliando a situação da agricultura brasileira e os rumos que ela pode tomar, chegamos à conclusão de que para resolver nosso problema, precisamos nos unir, criando uma comissão com pessoas de cada federação do país, que junto com as entidades de classe, possa ajudar o produtor administrar a compra e venda de produtos, e também a área plantada. Porque, sabemos que o produtor pode e tem o direito de vender os seus produtos no tempo e pelo preço que achar necessário”, explicou.
Para Manzan, "essa comissão vai auxiliar a valorizar o produto, pois ela será responsável por ajudar a comprar e vender os produtos no tempo certo e por um valor mais justo, do que estamos comprando e recebendo hoje, mostrando à população que o produtor não está interessado em ganhar rios de dinheiro, mas sim apenas produzir o necessário para que o país cresça, e o produtor não continue no prejuízo"..
Manzan não sabe se a proposta será aceita, mas tem a certeza de que deu a sua contribuição para a classe. "Não sabemos se a proposta será aceita, mas fica aqui o apelo, para que possam repensar nossa atual situação, e imaginar o quanto seria bom se pudéssemos adquirir junto às empresas insumos, adubos e fertilizantes por um preço mais barato, e que possamos juntos vender a nossa produção por um preço mais justo".
Por fim João Oswaldo Manzan, espera que através das federações e entidades que defendem os interesses da classe produtora, possam se unir e mostrar que o produtor rural tem seu valor e que é a classe de sustentação do país.