O empresário sacramentano, radicado em Belo Horizonte, Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário da empresa, Borá Agropecuária Ltda., único licitante a participar do leilão da Cemig para a venda da vila de Jaguara, comprou a pequena cidade por R$ 6,3 milhões, R$ 400 mil acima do valor mínimo do edital, dia 15 de dezembro, em BH.
O proprietário da Borá, Ivan Sebastião Barbosa, já possui loteamentos de casas de veraneio na região de Sacramento e deverá ampliar seu leque de negócios com a compra da vila, que deverá ser transformada em um complexo turístico, conforme notícias publicadas na Folha Online e no Comércio da Franca.
Segundo os jornais, a desocupação da Vila da Jaguara será fácil. O local, que no fim da década de 80 chegou a ter mais de 500 habitantes, com o tempo foi ficando deserto. Todos foram se mudando para cidade vizinhas, como Rifaina, Uberaba e Sacramento, e só restou um morador, o engenheiro-eletricista Nilton Brás Moura Silva. “Aqui, antes, só faltava ter cinema”, disse, recentemente. Agora, provavelmente, Braz também terá de se mudar.
Belmiro Abreu da Cunha, assessor de segurança da Cemig, confirma a venda. “O negócio já está fechado. A empresa compradora deverá tomar posse da vila nos próximos 30 dias”, afirmou. Os dois jornais que publicaram a notícia tentaram entrar em contato com Ivan Sebastião Barbosa, proprietário da Borá Agropecuária, mas foi em vão.