As Irmãs Franciscanas Missionárias da Congregação Coração Imaculado de Maria chegaram a Sacramento nessa quinta para terminar a visita domiciliar preparatória do Centenário da Congregação e celebrar o tríduo que marcou a abertura do centenário nessa sexta-feira, 16.
Essa é a terceira visita das irmãs à cidade. Na primeira, entre os dias 12 a 16 de abril, dez irmãs visitaram casa a casa de diversos bairros e participaram de celebrações. No mês de maio, deram especial atenção aos jovens e crianças, com visitas às escolas, levando mensagens através de palestras e muita animação, mostrando a todos que foi aqui que aportaram as primeiras cinco irmãs em 1907. "As primeiras cinco irmãs que chegaram em Sacramento, no dia 16 de junho de 1907, Madre Maria Germana Gagliano da Cruz, Irmã Maria Helena Mariane, Irmã Maria Genarina Bazzi, Irmã Maria de Jesus, Irmã Maria Tarcisia Périgo, aqui ficaram até 1914, por isso Sacramento é muito importante para nós", contam.
As irmãs que chegaram a Sacramento no início da semana foram as primeiras de muitas outras que chegaram à cidade dia 14, para a grande solenidade de abertura do centenário. Na quinta-feira 15, além da parte religiosa, à noite houve um musical no salão do Mosteiro Santa Maria dos Anjos, onde as irmãs ficaram hospedadas.
No dia 16, às 9h00, na Gruta dos Palhares será celebrada a oração da manhã e à noite a missa festiva de abertura, seguida de visita à casa onde as irmãs estiveram instaladas durante os sete anos de permanência na cidade: o prédio onde está instalada, hoje, a Renutre, na rua Clemente Araújo. Após a abertura do centenário, dia 16, as irmã retornaram às suas cidades, prosseguindo as celebrações previstas no calendário do centenário, com culminância marcada para 16 de junho de 2007.
Das cinco primeiras irmãs que aportaram em Sacramento há 99 anos, a congregação se expandiu. Atualmente, é presença em quatro continentes, exceto a Oceania, atuando no Brasil e mais 15 países, vivendo o carisma ,"viver em fraternidade o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, crucificado nu e abandonado e nele ser enviadas para fatigar-se pela conversão dos povos além-mar, na fidelidade à mãe igreja, nas pegadas de São Francisco, verdadeiro amigo e imitador de Cristo".