A nova sede educacional do Instituto Scala, que ganhou reconhecimento público federal.
O Instituto Scala inaugurou, na última semana, com a ajuda da comunidade e de seu principal mantenedor, o Laticínio Scala, a sua nova sede de formação educacional e profissional. Bem maior e com mais recursos, o Instituto passa agora a atender 20 crianças carentes, de 7 a 16 anos.
A nova sede contará com salas de informática, de reforço escolar, de aulas de marcenaria, acompanhamento psicológico e um ambiente destinado à recreação com jogos e televisão. Além disso, o local abriga uma área de lazer, copa e cozinha, biblioteca, vestiários e depósito para doações.
Criado em junho de 2002, em uma parceria entre a comunidade e funcionários do Laticínios Scala, umas das principais fontes econômicas do município, o Instituto começou com o atendimento a 10 crianças. Em maio de 2006, ou seja, quase quatro anos depois, as atividades se expandiram e o local passou a receber 17 crianças por dia.
O Instituto tem sido legitimado no estado de Minas Gerais como um grande motivador profissional de jovens, recebendo este ano os reconhecimentos de Utilidade Pública Municipal e Utilidade Pública Federal, sendo o nacional conquistado na última semana. Desde sua fundação, o Instituto conseguiu colocar no mercado de trabalho três jovens: dois na Caixa Econômica Federal e outro em uma farmácia de manipulação.
"É uma grande alegria perceber que nosso trabalho tem sensibilizado a comunidade e gerado credibilidade. O Instituto Scala é um grande orgulho para todos nós", afirma Marize da Cunha Rezende Cerchi, uma das idealizadoras do projeto.
Além do trabalho com crianças, intitulado de "Amigos da Criança", o local possui ainda os projetos "Amigos da Terra", no qual a entidade recebe alimentos de fazendas e chácaras, que são repassados para o Instituto e para outras entidades carentes, e o "Amigos da Net", que proporciona às crianças carentes o acesso à informática.
"No começo, eu não esperava que o Instituto fosse conseguir realizar esse trabalho tão maravilhoso. Estamos ampliando nossos horizontes e, a cada dia, tentando fazer mais por nossa comunidade", ressalta Marcia Helena Spirandeli Manzan, secretária administrativa do Instituto.