Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Imagens históricas do Desemboque são restauradas

Retiradas do povoado ainda no governo anterior, as cinco imagens históricas das igrejas, Nossa Senhora do Deterro e Na. Sa. do Rosário, do Desemboque, todas datadas do século XIX, foram restauradas pela Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundação de Arte de Ouro Preto, a um custo de R$ 18.315,00. A informação foi passada esta semana pela assessoria de imprensa da Prefeitura que bancou a restauração.


Cada uma das imagens passou por um trabalho minucioso por conta de seu estado de conservação, que apresentava sujidades generalizadas, desprendimento de prolicromia, fissuras, pequenas rachaduras, perda de dedo, verniz oxidado, perda de suportes, entre outras.
Para recuperar as imagens, os técnicos usaram de tratamento específico para cada um dos problemas apresentados, começando pela limpeza mecânica e, às vezes, química, imunização preventiva, complementação de áreas perdidas, reintegração cromática com tintas para restauro, aplicação de verniz de proteção, dentre outras, proporcionando ao máximo a originalidade de cada imagem.

“O objetivo do governo ao realizar este trabalho é de zelar pelo patrimônio histórico-cultural da cidade, que passa pela religiosidade e tradição do povo, além de atender aos anseios da comunidade”, disse o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, informando que as imagem foram entregues à cidade através dos párocos, Pe. Levi Fidélis Cordeiro e Pe. Sandro Dalmolin, em visita ao gabinete oficial do prefeito.

Sobre a volta das imagens às igrejas do povoado, a assessoria não soube a programação. “Ainda não foi definida com a paróquia nem com a comunidade o retorno das imagens, mas estaremos nos próximos dias dando esta informação”, afirmou a nota.