Abordando o tema, “Trabalho, cidadania e ética, tudo depende de você”, a EE Cel José Afonso de Almeida realizou entre os dias 4 a 6 de setembro a II Semana de História, coordenada pelas professoras da área, Rita de Cássia Almeida, Inês Borges Estevão, Andréia Barbosa Santana, Irany Bizão e Sheila Borges Melo. “Fundamentados nesse tema, pretendemos colaborar para a construção de uma sociedade escolar mais dinâmica, mais critica, mais participativa, e sobretudo, mais feliz”, disse a profa. Rita Almeida, abrindo o evento, realizado no Galpão Cultural da escola.
Para a professora, “o verdadeiro objetivo da educação, como qualquer outro processo moral, é produzir felicidade. E é nessa busca que temos a oportunidade de participar do seu processo de formação. Entre os muitos momentos, meios e lugares que sugerem a existência da História, estão os eventos escolares, extra- classe como esta Semana que estamos iniciando”, disse mais.
Segundo Rita Almeida, a necessidade de que a educação trabalhe a formação ética dos alunos está cada vez mais evidente no mundo atual. “A escola deve assumir-se como um espaço de vivencia e de discussão dos referencias éticos, não como instância normativa e normatizadora, mas um local social privilegiado de construção de significados éticos necessários e construtivos de toda e qualquer cidadania”.
O professor, doutor, Daltro Oliveira de Carvalho, da Universidade de Franca, abriu o ciclo de palestras para os alunos do Colegial, com o tema, 'A importância do Ensino Médio na escolha da profissão', focando o talento e a competência. Aos alunos do ensino fundamental, 5a a 8a séries, falou o técnico, Sérgio Marcelino Borges, o Poião, abordando o tema, 'Cidadania e ética política'.
Na terça-feira, o empresário Marcel Scalon Cerchi, um dos diretores do Laticínios Scala, deixou sua mensagem aos alunos do Colegial, discorrendo sobre o tema, ´O jovem, a escola e a inserção no trabalho´. Os alunos do ensino fundamental tiveram a oportunidade de conhecer o professor Luiz Carlos Canabarro, da Universidade Estadual de Santa Catarina, abordando aspectos sobre a ética e moral no ser humano.
O promotor público da comarca, José do Egyto de Castro Souza encerrou o ciclo de palestras explorando o tema, 'Independência ou Morte, tudo depende de você'. Logo após, os alunos da escola apresentaram um show de variedades artísticas, com momentos de reflexão e descontração, com poesias e músicas, dando por encerrada a II Semana de História do Coronel.