Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Morre o missionário redentorista Pe. Savassa

Edição nº 1716 - 28 de Fevereiro de 2020

Morreu nesta quinta-feira, 27, o missionário redentorista Pe José Afonso Savassa, aos 68 anos, no Hospital Samaritano, em São Paulo. Na sua caminhada ao sacerdócio, Pe. Savassa esteve em Sacramento em 1971 fazendo o Noviciado... Recebeu a Ordem do Diaconato no dia 05 de agosto de 1978, ordenando-se no ano seguinte, em sua cidade natal, por Dom Antonio Pedro Misiara, bispo de Bragança Paulista.

Em tratamento nos últimos meses, passou por uma cirurgia na coluna e depois de algumas complicações foi internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, onde faleceu às 11h00 dessa quinta-feira 27. 

A missa de corpo presente aconteceu nesta sexta-feira 28, às 14h30, concelebrada pelos confrades redentoristas, com presença dos familiares, amigos e paroquianos vindos dos lugares onde exerceu seu ministério sacerdotal. O sepultamento aconteceu às 16h no Cemitério Municipal de Tietê.

Pe Savassa foi colaborador de paróquia, pároco, formador, membro de equipe missionária, reitor do Santuário e da Igreja Santa Terezinha, em Tietê, superior. Em 1997 passou a residir em Roma, na Itália, para os estudos de Especialização em Teologia Catequética, na Pontifícia Universidade Salesiana. Foi também Conselheiro Provincial.

Fez um belíssimo trabalho de restauração da Igreja de Santa Cruz, tanto interna como externamente, mediante longas campanhas de arrecadação na região. Com ajuda do economato provincial, construiu um belo salão de festas, anexo ao prédio da comunidade, que também foi ampliado. 

Ao longo de seu ministério, de quase 69 anos de vida, com 45 anos de Profissão Religiosa e 41 anos de Sacerdócio, ocupou diversos cargos de liderança e sempre o fez com muito comprometimento e determinação. Pe. Afonso viveu sua vocação com fidelidade, sempre disponível para o trabalho e orientação pessoal aos que o procuravam. Muito colaborou para uma Catequese renovada e para a formação de catequistas. De coração bom, alegre na convivência, com facilidade na comunicação, buscando sempre a força de Deus na oração, conseguiu suportar com paciência as cruzes que a vida lhe ofereceu.

Que Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro, aquela que ele tanto amou e propagou aos fiéis, o acolha na alegria da eternidade!