Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Tânia Moreno é candidata à vaga na SRE de Uberaba

Edição nº 1674 - 10 de Maio de 2019

A diretora da EEAfonso Pena Júnior, Tânia Aparecida Moreno, é uma das três finalistas para ocupar o cargo de diretora  da 39ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberaba. Tânia foi uma das candidatas a participar do Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência, criado pelo governador Romeu Zema, para selecionar os futuros diretores das SREs e demais instituições estaduais, tais como, as secretarias regionais de Saúde e as regionais da Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social). 

De acordo com Tânia, a primeira prova foi uma avaliação em Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. Em sendo aprovados, os candidatos passaram à próxima etapa, que constou da criação de um vídeo pelo candidato focando o seu trabalho nos últimos dez anos. 

Em entrevista ao ET, a diretora disse que foi aprovada na primeira etapa e passou para a criação do vídeo, onde focou todas as suas conquistas nos últimos dez anos, sete dos quais como diretora de escola. 

“Abordei meu trabalho como professora e, especialmente, como diretora, mostrando as realizações do período, como eu encarei nesse tempo o serviço público, demonstrando meu perfil como diretora, o tipo de grupo em que atuo, sobretudo, as principais mudanças que consegui na vida das pessoas e para a comunidade onde estou inserida”, resumiu, enumerando aalgumas ações.

“Nesse tempo, com o apoio do Colegiado Escolar e dos professores, conseguimos a reforma da escola, o resgate da autoestima da comunidade escolar do Afonso Pena, os resultados de 1º lugar nas avaliações do Proalfa, que vimos mantendo há quatro anos e, o respeito que temos pelo dinheiro público”, explica, afirmando que ficou surpresa e alegre quando viu seu nome entre a lista tríplice. 

“- Recebi o resultado pela equipe de avaliação, naturalmente surpresa e com espanto, mas também com alegria e confiança na minha capacidade. Não nego até um pouco de medo, porque é tudo muito novo. Mas, principalmente, feliz, porque nosso nome está sendo cogitado em toda a região”.

 A próxima etapa, segundo Tânia é uma entrevista. Em caso de aprovação, conforme o site Transforma Minas haverá uma nova entrevista, porém, não ainda especificada, se presencial ou online. A última etapa serão os depoimentos de três pessoas, indicadas por ela, sobre sua atividade profissional, que vai pesar na escolha final.

 Apesar de um misto de medo, a diretora Tânia diz que se sente preparada. “Eu venho acompanhando a luta dos meus colegas diretores, desde que assumi o cargo. Conheço todos. Não Conheço as cidades, mas todos os diretores, com quem trocamos ideias, tiramos dúvidas. De modo geral, sou muito bem recebida pela equipe, mesmo antes de o Governo criar esse programa. Noutras oportunidades, os diretores já acenavam que gostariam muito que eu ocupasse o cargo”, revelou, pronta para aceitar o desafio.

“- Participei do programa, porque gosto de encarar desafios, de avaliar conhecimentos, ainda mais apoiada por muitos diretores que receberam a notícia com muita alegria. Fiquei feliz por ter meu trabalho reconhecido, sei que é um passo largo, porém este é só um degrau. Conheço o trabalho e, com a humildade necessária e cônscia da grande responsabilidade, estou pronta para encarrar o desafio se assim for”. 

Tânia Moreno é graduada em Letras, pós graduada em Tecnologia da Informação, efetiva em dois cargos no Estado e, desde 2012, ocupa o cargo de diretora da EE Afonso Pena Júnior. Soma mais de 20 anos de trabalho  na educação, nas escolas  Coronel José Afonso de Almeida e Barão da Rifaina, escolas municipais rurais, Telecurso. É professora de música e de inglês, suas duas paixões, conforme declara.