Claret Zandonaide, um dos grandes criadores de cavalos da raça Mangalarga Marchador na região e proprietário do Haras Zandonaide (HZ) foi homenageado mais uma vez pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), durante a 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, que aconteceu entre os dias 16 e 27 de julho, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte e que marcou as comemorações dos 70 anos da ABCCMM, fundada em 16 de julho de 1949.
Claret, que compareceu à exposição acompanhado do neto Thiago Zandonaide Pavanelli, recebeu a homenagem no dia 20. Relatando a grandiosidade do evento, disse ao ET que foi um evento impressionante. “Estavam em julgamento 1.700 animais no parque, mais de 50 mil pessoas na abertura da exposição; eram 30, 35 animais por categoria para concorrer ao primeiro prêmio, campeã e reservada. Foi a maior exposição da América Latina”, afirma, ressalvando que o HZ não levou animais este ano.
“Nunca deixei de ir à Exposição Nacional, já tive vários animais campeões nacionais, só que ultimamente não tenho levado animais, mas vamos voltar no ano que vem”, afirma, ressaltando a sua alegria com a homenagem.
“É algo maravilhoso. Antigamente, quando começamos com o Mangalarga, há 32 anos, chegávamos na exposição com as famílias, todos éramos conhecidos, tornávamos amigos, porque não éramos nem quatro mil sócios, hoje somos mais 17 mil e com isso a gente quase não conhece ninguém no parque, mas quando encontramos alguém conhecido é aquela festa...”