As formandas do Curso de Magistério - Turma de 1968, estão em festa neste final de ano ao completar 50 anos de vida profissional como professoras. O grupo não se reúne, mas relembra a data com alegria e saudade dos belos tempos de juventude na então Escola Normal Oficial de Sacramento.
A formatura, relembra a Profa. Zulena Meirelles, foi realizada no salão nobre do Sacramento Clube, à época, um dos locais de requinte da sociedade sacramentana para os grandes eventos. Na mesa de honra, a diretora Aracy Lopes Pavanelli presidia a cerimônia junto ao paraninfo da turma, Pe. Aristides de Menezes Pedro e autoridades.
Na chamada nominal para a colação de grau, na noite do dia 8 de dezembro de 1968 (completos, portanto, neste sábado) uma a uma, vivendo a emoção e o sabor de receber o diploma de Professora, estavam as concluintes: Alba, Altair, Dulcina, Edna, Joana, Maria Auxiliadora, Maria Augusta, Maria do Carmo, Neí, Nilza, Regina Maria, Regina Bessa, Suzete, Vera Lúcia e Zulenna, que foi também a juramentista da turna e tendo como oradora a jovem formanda Regina Maria Souza.
Entre os homenageados pela turma estavam os professores do curso. Além do homenageado de honra e paraninfo, Pe. Menezes, ficaram também doces recordações de Aracy Pavanelli (Estatística), Célia Maria de Almeida Costa (Psicologia), Corália Venites Maluf (Didática), Dayse Silvana Maluf da Costa (Português), Eleusa Pontes (Educação Física), Eliana, de Franca (Canto Orfeônico), Irmã Benigma (Sociologia), João Cordeiro (Biologia), Leda Amaral (didática), Pe. Menezes (Ensino Religioso), Salete Cabral e Leme (Inglês), Simone Ribeiro de Figueiredo Teixeira (Português); Soninha Zandonaide (secretária) e Nenzinha (Disciplinária).
Uma das mais preciosas recordações das professoras, a maioria hoje vivendo sua aposentadoria está no poema construído e lido pelo paraninfo da turma, Pe. Menezes, 'Elogio da Professôra', assim mesmo com o circunflexo no segundo 'o', obedecendo a ortografia da época.
(Leia o lindo poema no anúncio das formandas publicado nesta edição).