Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Saudades...

Edição nº 1628 -22 de Junho de 2018

Irmã Celina Mendes

Maria Celina Afonso Mendes (Celina) (foto)  morreu no dia 15 de junho, aos 89 anos. Filha de Aristófero Mendes do Nascimento (Tofe) e Auta Afonso Mendes, Celina cresceu com os irmãos,  Luiz Mendes, Paulo, Irene e Maria de Lourdes. Após cursar o Magistério na Escola Normal de Sacramento, trabalhou com o pai na Coletoria Federal de Sacramento, mas por pouco tempo, pois ainda muito jovem manifestou o desejo de ser freira e partiu para o Mosteiro Nossa Senhora da Glória, em Uberaba, na irmandade das Beneditinas, onde proferiu os votos e permaneceu por cerca de 22 anos.

Retornando a Sacramento, após a morte do pai, aqui permaneceu morando com a sua irmã, a saudosa professora Irene Mendes, vivendo ambas em prol da religião e do amor ao próximo.  Aprenderam com os pais a praticar a caridade e a ajudar as entidades sociais de Sacramento. 

O pai, Tofe Mendes, vicentino, homem de profunda fé e dedicado benfeitor e colaborador de várias entidades beneficentes da cidade, foi provedor da Santa Casa de Sacramento entre 1944 e 1947, presidente do Lar dos Idosos São Vicente de Paula e diretor também de outras instituições, como o Clube Atlético Sacramentano. Pela sua honradez e exemplo de vida na ajuda ao próximo, Tofe foi homenageado pela APAE local, que denominou de Escolinha Tio Tofe a casa que abriga crianças e jovens com deficiência. 

Desprovidas de qualquer apego material, ainda em vida, Celina e Irene doaram dois terrenos do loteamento Jardim Alvorada,  um para a Escolinha Tio Tofe e outro para o Lar São Vicente de Paulo.

 

Dona Inez Zago Ribeiro

 

A senhora Inez Zago Ribeiro (foto) 79 morreu na manhã do domingo 17, vítima de deficiência pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), no Hospital de Clínicas da UFTM, para onde foi encaminhada depois de 23 dias internada na Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, aos cuidados dos médicos Renato Melo e Diogo Cassiano.

Seu corpo foi trasladado para Sacramento e velado por familiares, amigos e conhecidos  e sepultada às  18h,  no Cemitério São Francisco, após as exéquias proferidas pelo Ministro Marcelino Henrique. 

Viúva de Nivaldo Ribeiro de Morais, Inez foi uma mãe desmedida e batalhadora na criação dos oito filhos:  Claudio (Antônia), Evélcio (Carmem), Nina (Romir), Regina (Júlio Cesar), Ronaldo (Cida), Elvania (Marcos),Nelson (Andreia) e Donizete (Lúcia), filhos que lhe deram 14 netos e três bisnetos. 

Para os filhos, Inez, criou-os e educou-os com muito sacrifício e trabalho. Uma mulher batalhadora e de fé. Um exemplo de mulher honrada e dedicada, que lhes deixa um legado de caráter,  honestidade e religiosidade. Devota assídua de Nossa Senhora da Abadia, Dona Inez, por muitos anos subiu de joelhos as escadarias do Santuário de Nossa Senhora D´Abadia, em Romaria, cumprindo votos. “Mulher de profunda fé, mamãe frequentava as missas na igreja de sua paróquia todos os finais de semana”, recordam os filhos, com a certeza de que Da. Inez está ao lado do Pai.