Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentanos participam do XXIII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa)

Edição nº 1650 - 23 de Novembro de 2018

O casal de sacramentanos, Raquel Faria Gomes e Edvaldo Marcos Pereira, coordenadores do Grupo de Apoio a Adoção Caminhos do Coração, representaram a cidade no XXIII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio a Adoção (Enapa), realizado pela ANGAAD (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção), na cidade de Bonito (MS).

 O XXIII Enapa, que teve como  tema "Adotar é mais que bonito" reuniu durante três dias, de 15 a 17 de novembro, grupos de apoio à adoção do Brasil todo, juízes, promotores de Justiça,  procuradores, desembargadores, psiquiatras, professores, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, pessoas voluntárias das ONGs, estudantes e público em geral, enfim,  pessoas comprometidos com a causa adotiva e para trocar experiências sobre a adoção. 

Durante os três dias foram proferidas 15 palestras ministradas por renomadas autoridades, abordando os mais variados temas relacionados à adoção e criação dos filhos, intercaladas por debates, abertos com a palestra, “Não abandone os seus filhos!”, proferida pelo Professor Dr. Aly Baddauhy Jr e, como diversão, um show com Almir Satter. Marcando o encerramento,  um dos pontos altos foi a Roda de Tererê: “Adoção e a ciranda da vida: as experiências com filhos adotivos”, com diversos  pais e filhos presentes. À noite, o momento de confraternização, com o Jantar Pantaneiro com música ao vivo.

 Para Raquel e Edvaldo, a experiência foi única, “Pude aprender muito e nos fortalecer para a continuação e implantação de novos trabalhos do Grupo de Apoio a Adoção Caminhos do Coração", que que chegou a Sacramento com o apoio, orientação e ajuda do grupo GRAAU de Uberaba para lutar pelos direitos das crianças e adolescentes, garantidos no ECA. “Um desses direitos garantidos pelo Estatuto é o direito à adoção  legal ou através de projetos, como apadrinhamento afetivo, que preserve o direito de viver em sociedade”, informa o casal.

  O grupo é formado por pais e pretendentes a adoção cadastrados na comarca e profissionais como, psicólogos, pedagogas, assistente social, advogados, etc... que trabalham voluntariamente em apoio a causa. 

Em Sacramento, o Grupo Caminhos do Coração Apoio à Adoção tem reuniões mensais, todo 2° sábado, às 14:00.