Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentano sofre grave acidente durante prática de esporte radical

Edição nº 1631 - 13 de Julho de 2018

O sacramentano Windimarc Borges Meirelles 44 sofreu um grave acidente no último domingo 8, durante manobra de “Tranco Jump”, esporte radical semelhante ao bungee jump, que, ao invés de elásticos, usam-se cordas no momento do impacto, numa cachoeira localizada no distrito de Ponte Alta. 

Windmarc, que desmaiou após o salto, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Uberaba e pelo SAMU, em estado grave, recebendo no local os primeiros socorros, inclusive com procedimentos de reanimação cardiopulmonar. Foi encaminhado para o hospital de Clínicas da UFTM/Uberaba, onde foi submetido a uma cirurgia devido à lesão pélvica. 

Segundo informações dos Bombeiros à imprensa, Windimarc praticava rapel há mais de dez anos e não foi a primeira vez que ela fez esse tipo de salto, apenas preso por uma corda. O esporte, também conhecido por 'pêndulo', ainda de acordo com os bombeiros que o socorreram, utiliza um material que não é adequado para esse tipo de salto. 

Em imagens de vídeo gravadas no momento da queda, é possível ver que o Windmarc salta, porém, quando chega ao limite fica desacordado, depois de um forte impacto. Por pouco, ele não bateu num paredão de pedra. 

De acordo com notícias publicadas pelo JMOnline, nessa quarta-feira 11, o estado de Windmarc ainda é grave, porém estável. Ele se encontra na UTI do hospital, mas não está mais sedado, está consciente e respira sem aparelhos.  

O comando do 8º BBM orienta que a prática de esportes radicais deve ser feita com a observação de princípios de segurança, uso de equipamentos de proteção individual e sob a responsabilidade de pessoas tecnicamente habilitadas para oferecer assistência básica em caso de acidentes.