O administrador de empresa e escritor Roberto Virgílio (foto) 75 morreu nessa quarta-feira 27 em Uberlândia, cidade onde residia desde 1982 e onde foi sepultado. Sacramentano, filho de Windsor Gomide Mendonça e Anália Mendonça, Roberto foi o segundo dos 12 filhos do casal, que cresceu com os irmãos Elisa, Romeu, Rolando, Elda e Élia (já falecidos); Elza, Eni, Windsor Filho, Romildo, Anália e Ricardo.
Ao concluir o curso de Administração de Empresas, Robeeto deixou Sacramento em 1967 com a esposa, Waldete de Oliveira Virgílio, em busca de uma vida melhor em São Paulo, onde residiu durante 15 anos. Retornou para Minas em 1982, escolhendo a cidade de Uberlândia para uma vida mais tranquila para ele e sua família, mas continuando seu trabalho em ambas as cidades.
Tão logo chegou a Uberlandia, fundou o Centro Espírita Bosque de Damasco, que se encontra em atividade até os dias atuais, com reuniões públicas, atendimento social, evangelização e curso sistematizado da doutrina espírita. Roberto é autor de três livros sobre a doutrina espírita.
O escritor deixa a esposa Waldete de Oliveira Virgílio, as filhas Walquíria, Viviane e Mariana, genros e um neto deixa também irmãos e sobrinhos, e muitos amigos, todos com os corações repletos de saudade.