Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Promotor do Graau dá palestra sobre adoção na cidade

Edição nº 1619 - 20 de Abril de 2018

O Grupo de Adoção 'Caminhos do Coração' de Sacramento recebeu a visita do promotor André Tuma Delvim Ferreira, que proferiu na noite dessa quinta-feira 24, na Casa da Cultura, uma palestra sobre adoção de crianças para os membros do grupo e sacramentanos em geral. 

De acordo com o profissional, que também é pai adotivo e integrante do GRAAU (Grupo de Apoio à Adoção de Uberaba)  a palestra é de extrema importância para todo o processo de desmistificar muita coisa que há por trás da adoção. 

“- É uma alegria estar aqui, uma cidade que faz parte da nossa coordenadoria geral e a minha mensagem é de que as pessoas precisam conhecer mais sobre adoção, se aproximarem mais dos grupos para saberem que adoção   é o universo do afeto, que é construído, desejado, vivido e experimentado”. 

De acordo com André Tuma, há muita informação falsa sobre o processo de adoção. “Por isso estamos aqui hoje em Sacramento, para desconstruir alguns desses mitos e trazer alguns nortes, realidades e informações para as pessoas que se interessam pela adoção, que tenham o desejo de saber um pouco mais para que então, possam se aproximar não só do sistema de justiça, mas também do grupo de apoio de Sacramento, que tem feito um trabalho belíssimo na cidade e que tem tido muita referência do nosso grupo GRAAU”, justifica, na expectativa de Sacramento abraçar a causa. “Esperamos que Sacramento, cidade generosa, realmente, abrace a causa da adoção”. 

De acordo com Tuma, no Brasil hoje, existem cerca de 9 mil crianças cadastradas para adoção. “Esses dados são do Cadastro Nacional de , bem atualizados, do dia 20 de maio. E temos cerca de 43 mil pretendentes da adoção ou seja, há uma discrepância entre o número de pretendentes e o número de crianças e adolescentes disponíveis”, revela, citando alguns motivos.

“Há famílias pretendentes que ainda idealizam demais, escolhem demais o perfil, o  tipo de criança. Querem recém nascidos, brancos, sem irmãos e sem nenhum problema de saúde. E são eventos como este aqui hoje que ajudam a desmistificar isso. As crianças que existem para adoção, são crianças reais, não são crianças de comerciais de televisão, são crianças possíveis. Mass que nem por isso têm menor capacidade de amar e serem amadas e que dão aos pais uma experiência de afeto indescritível. Eu sou pai adotivo  e digo isso por experiência pessoal, é uma relação que transcende qualquer explicação e não difere em nada quanto à qualidade do amor, o quanto ele  é genuíno, puro e verdadeiro de uma filiação biológica”, detalha. 

Defende o promotor Tuma que o pretendente brasileiro à adoção precisa se abrir mais, assim como o sistema de justiça. “Tanto o pretendente como o sistema de justiça, deveria abrir mais, dar visibilidade para essas crianças e adolescentes, porque quem não é visto não é amado, ninguém ama perfis abstratos e genéricos, mas o Joãozinho que tem cheiro, tem abraço, tem beijo, ele consegue ser amado”, conclui. 

Raquel Érica Faria Gomes, presidente do Grupo de Ação de Sacramento comemora o bom andamento dos trabalhos. “O grupo está muito bem, graças a Deus. A equipe de trabalho se envolve cada vez mais, a cidade está se envolvendo com o projeto. O nosso grupo vai completar um ano em agosto, mas já vemos resultados muito positivos na procura de filhos adotivos. Depois de meu filho, houve mais quatro adoções solicitadas por pessoas ligadas ao grupo”, revela, feliz.