Mostra do projeto 100%AFRO, construído pela fotógrafa Ruth Gobbo em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, fará parte da VI Semana de Lutas de Maio, organizado pelo curso de Psicologia e será exposto ao público, gratuitamente, no período de 14 a 18 de maio, na Biblioteca do Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube).
A 6ª Semana de Lutas traz várias atividades, como palestras, rodas de conversa e discussões envolvendo a questão racial neste mês de maio em que se comemora 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil.
O Projeto 100%AFRO é um intercâmbio entre o Brasil e a África, desenhado a partir de retratos e experimentações. A primeira parte do projeto foi lançada no dia 13 de maio de 2017, dia em que a Lei Áurea foi sancionada. O desenvolvimento inicial do projeto contou com estudo aplicado e técnico das artistas Marilese Pacheco e Rosalina Cardoso, que produziram a tinta especial e natural usada nas pinturas corporais dos/as modelos.
Os/as modelos fotografados serviram de tela para a releitura da cultura dos índios do Vale do Omo, que valorizam a beleza através da pintura e dos ornamentos naturais. De acordo com a Fundação Cultural, alunos de Psicologia estão trabalhando na construção da 6ª Semana de Lutas de Maio, com o auxílio do professor Gregório Kazi.
A jornalista e fotógrafa Ruth Gobbo é sacramentana, editora da coluna Vitrini do jornal 'O Estado do Triângulo', e funcionária da Secretaria de Cultura de Uberaba.