A praça Getúlio Vargas viveu momentos de arte e cultura nas semanas que antecederam o Natal, com apresentações aplaudidas pelo público que prestigiou o talento dos grupos que se apresentaram no projeto Natal de Luz. Entre eles, o violonista, Phelipe Borges 31, sacramentano, filho da Profa. Eliana Borges e Luiz Borges, que veio de Uberaba, onde reside e trabalha como professor de música, no Conservatório de Música Estadual Renato Frateschi.
No repertório que encantou os presentes, Phelipe iniciou sua apresentação com algumas peças ligadas a técnica do violão clássico, mas não necessariamente que pertençam ao repertório erudito somente ou ao repertório clássico, intercalou também Toquinho, Baden Powell, entre outros números já de bastante conhecimento do público tanto erudito como público leigo. Na lista, por exemplo, o popular chorinho, sons de carrilhões, de magoados.
Lembrou Phelipe que as peças apresentadas foram eternizadas pelas mãos de Dilermando Reis, um grande violonista dos anos 70/80. “Mas toquei também algumas peças espanholas. Aliás, lembro que nosso instrumento, o violão, tem sua origem na Espanha, onde é denominado 'guitarra clássica', assim como na maioria dos países”, lembrou mais, encerrando com o belíssimo 'Romance de Amor', também do cancioneiro popular espanhol, uma das peças mais conhecidas do mundo. “Então, a gente deu uma caminhada entre o clássico e o popular”.
Logo após sua apresentação, deu uma pequena entrevista ao ET.
Então, tudo começou em Sacramento
Sim, tudo começou na minha terra natal. Comecei estudando violão aqui em Sacramento, mas logo tive que me mudar para me aprofundar mais na música clássica e nessa jornada tentar a música de concerto, a música clássica. Fiz conservatório por um tempo e logo me ingressei na UFU para cursar Música. Eu me formei bacharel em violão clássico com licenciatura em música.
Onde você trabalha
Hoje trabalho como professor em Uberaba, no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, em Uberaba, além de me envolver com vários projetos musicais.
Composições gravadas
Tenho algumas gravações e tenho canais nas mídias sociais.
Feliz por retornar a Sacramento para um concerto na praça
Muito, vim com muito prazer, muita honra, alegria e gratidão. São com esses sentimentos que eu retorno sempre a Sacramento, de onde surgiu todo esse sonho. E pretendo voltar mais vezes, apresentar melhor as coisas, com uma firme intenção de, futuramente, desenvolver alguns projetos aqui. No momento ainda não dá, porque estou estudando, me preparando. Eu faço Mestrado na área de pesquisa de música: música histórica, história da música. Então, eu pretendo ainda alçar alguns voos nessa carreira de violonista, como concertista mesmo pra depois voltar, quem sabe.
Já tocou no exterior
Ainda não. Estou indo em breve à Europa para fazer um curso na Espanha. Então, ainda estou nessa fase de formação, de estudo.
E o retorno à cidade natal está em mente
Sim, tenho esse sonho, sim. Pretendo voltar a Sacramento, claro, para realizar alguns projetos, talvez, quem sabe ligados a Prefeitura, ver essa questão de políticas culturais, ver como estão as ações desenvolvidas nesse campo. Então, pretendo sim, daqui um tempo voltar para Sacramento, quem sabe montar uma escola de música, com unidade, centralidade... Quem sabe, no futuro, a gente junta tudo isso daí. Mas, por enquanto, eu agradeço a todos novamente, ao secretário de Cultura, o Prof. Berto Cerchi, minha mãe, a Profa. Eliana, que trabalha na secretaria... É isso aí, obrigado a todos!