Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Orquestra de Violas lança DVD de clássicos sertanejos

Edição nº 1610 - 16 de Fevereiro de 2018

A Orquestra de Violas e o Coral de Violas de Sacramento realizaram no dia 21 de janeiro um almoço no Curral Eventos para a gravação do programa 'Coração Sertanejo', da Band Triângulo, de Uberlândia, que contou com a participação dos violeiros convidados: Silva Neto & Matarazzo e Mariana Rabello, Rei Gaspar e Majestade, Vinicius Violeiro, Vadim

 Violeiro e Bruno e Robson. Na oportunidade foi gravado um DVD com 18 músicas, sendo 12 da Orquestra e Coral de Violas e 6 dos convidados. Parte da renda líquida do evento foi destinada à “Casa do Menor Rosa da Matta”. 

A Orquestra e o Coral de Violas fazem parte da Associação Cultural Viola Viva (ASSOVIVA), entidade sem fins lucrativos, fundada em 02/02/2015, com Ata de Fundação e Estatuto devidamente registrados no Cartório Civil de Títulos e Documentos das Pessoas Jurídicas desta Comarca. A atual diretoria é composta pelos seguintes membros: José Américo de Oliveira (Presidente), Ivan Rosa Gomides (vice-Presidente), Luiz Antônio De Faveri (Tesoureiro) e, Ismar Magnabosco (Secretário). 

Conforme o diretor Ivan Gomides, “a ASSOVIVA, além da parte artística e cultural, tem um cunho social muito relevante. Visa o aprendizado e a integração dos jovens músicos, à maturidade e seriedade dos violeiros mais experientes”. A Orquestra e o Coral de Violas já se apresentaram em diversos eventos beneficentes em Sacramento e cidades vizinhas, tais como Uberaba, Uberlândia, Conquista, Tapira, Rifaina e Miguelópolis, ambas no Estado de São Paulo e, fez parte do Projeto “TRI CICLO Espetáculos” em 2017, com apresentação na praça do Rosário no dia 16 de setembro. 

 

Como nasceu a Orquestra de Violas de Sacramento 

A viola é, por excelência, um instrumento musical do meio rural, muito disseminada em nosso país, e encontrada nos mais distantes rincões do sertão brasileiro. E por que não em nossa região e em nossa cidade. De acordo com o secretário Ivan Gomides, tudo começou quando admiradores da música raiz e de um modo geral, da arte e da cultura como Luciano Gobbo, Arnaldo Santana, Pedrinho Marques e outros resolveram dar vida a um projeto de incentivo à moda de viola, criando uma orquestra de violeiros para cultuarem a boa e eterna música caipira. 

“- No início de 2013, fizeram uma primeira reunião e convidaram os músicos, Cleomar Furtado (Crei), Luizão De Faveri, Vadim Violeiro, Valdir Viola, Fausto, Laércio, Adriano, Paulo Bessa, Denner Devós, Vinicius Violeiro, Dito e outros, que decidiram levar à frente a ideia e marcaram os ensaios para as segundas-feiras, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco e formaram também a primeira diretoria, composta pelo Pedrinho Marques (Presidente) e Mário Carvalho, como vice”, resume o secretário.

Iniciados os ensaios, outros músicos começaram a se interessar e a integrar o grupo: Antony Felizardo Rosa, Dener Roberto Santana (Denim), Fábio Bizinoto, Gilson, Guilherme Gobbo, Jordana Melo, Pablo Bizinoto, Paulo Vitor, Prof. Cleomar, Vitor Oliveira e o Willian Magnabosco. 

A estreia da Orquestra de Viola aconteceu no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, em maio de 2013, com a presença dos familiares dos músicos. “As famílias dos violeiros estavam sempre presentes, dando o apoio necessário e o incentivo na busca do constante aperfeiçoamento”, ressalta Ivan, lembrando que em 2014, após uma apresentação da orquestra na Festa de Na. Sra. da Abadia, o Prof. Cleomar teve a ideia de criar o Coral da Viola, que logo ganhou a simpatia e a adesão de todos os pais e mães dos violeiros.  

Depois de um convite para tocar na coroação de Nossa Senhora D'Abadia, no ano de 2014, o Prof. Cleomar teve a ideia de formar também, o Coral da Viola, cujos integrantes eram os pais e mães dos violeiros. 

Atualmente, a Orquestra de Viola é composta dos seguintes músicos: o Maestro Augusto Violeiro, Luizão De Fáveri, Dito, Neire Vieira, José Antônio Ribeiro, Daniel Ribeiro, Rafael Nunes, Pamela Soares, Karen Abdala, Ítalo Rodrigo, Wender Lacerda, Othon Zago, Mariane Rezende e na percussão, Luizinho. E o conta com Maurício Matias de Oliveira, Zé Trovão, Cabinho, Glauciene Araújo, Cris Dantas, Aquiles, Marirene, Elaine Felizardo, Antônio Carlos (Da Lua), Dulce Valéria, Arlete Marcondes Silva, Pedro Marques, Mário Carvalho, João Jarnaldo, Joaquim Ribeiro, Wanyr Gomide, Romir Ribeiro, Sérgio Rezende, Eida Ribeiro, Larissa Ribeiro, Sandra De Fáveri, Dulce Magnabosco, Marta Zago, Beatriz Santos e Rosângela Bianchi. 

Aumentando as responsabilidades dos componentes para aquele sonho que se tornou realidade, os membros fundaram uma entidade jurídica para administrar a Orquestra e o Coral. Assim estava também criada a ASSOVIVA – Associação Cultural Viola Viva de Sacramento, composta da Orquestra e do Coral de Violas que, em dezembro de 2017, foi reconhecida pela Câmara Municipal com o título de Utilidade Pública Municipal. 

“- Este projeto, além da parte artística e cultural, tem um cunho social muito relevante. Visa a integração dos jovens músicos à maturidade dos violeiros mais experientes, constituindo assim, a Família da Viola”, finaliza o vice-presidente Ivan Rosa Gomides. .