Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Movimentos Poéticos do Interior de Minas Gerais

Edição nº 1631 - 13 de Julho de 2018

“Movimentos Poéticos do Interior de Minas Gerais” é o título da mais nova obra do consagrado escritor mineiro, Guido Bilharinho, que finaliza sua trilogia que começou dando enfoque aos grupos:  

- Concreto Mineiro, de Poços de Caldas;  Cataguases;  Vix e Frente, ambos  de Oliveira e o Grupo Pirapora. 

- Já no segundo volume, estão os grupos: Agora, de Divinópolis;  Uberaba; Poética de Sebastião Nunes e Edições Dubolso, de Sabará e, o Grupo Guaxupé. 

- E fechando a trilogia, estão a Revista Poesia Livre, de Ouro Preto e os grupos:  Dazibao, de Divinópolis;  D’Lira, de Juiz de Fora;  Alfenas, ComunicARTE, de Poços de Caldas e o grupo Barkaça, também de Divinópolis.

 Ao comentar a obra, Bilharinho revela que são quase mil páginas  selecionadas com a grandiosidade da produção literária mineira. “Nesse Estado, e só nele, no Brasil da segunda metade do século XX, surgiu e proliferou tal quantidade de grupos de jovens preocupados, ocupados e praticantes das melhores e mais atualizadas concepções e formulações artísticas, notadamente na poesia, conto, teoria, crítica e visual (a oitava arte)...”.

 Cada volume vem recheado de informações tais como editoriais, fotos, depoimentos de autores, lista de autores dos citados grupos e seus poemas, contou e crônicas.

Guido Bilharinho é advogado radicado em Uberaba, editor da revista internacional de poesia Dimensão de 1980 a 2000 (https://revistadepoesiadimensao.blogspot.com.br) e autor de livros de literatura (poesia, conto e crítica literária), cinema (história e crítica) e história do Brasil e regional.

O volume III do livro “Movimentos Poéticos do Interior de Minas Gerais” com  de 301 páginas está disponível  na página: https://guidobilharinho.blogspot.com/  ou no link  o link: https://drive.google.com/file/d/1BjzzODZOshT9GWqcCkDpGFRd0auN_rwM/view?usp=sharing.